São Paulo, quinta-feira, 16 de novembro de 1995
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Homem é achado sem olhos no RS

SILVIA QUEVEDO
DA AGÊNCIA FOLHA, EM FLORIANÓPOLIS

A polícia gaúcha investiga a possibilidade de que o agricultor Olívio Correa, 56, que chegou ao Hospital Banco de Olhos de Porto Alegre sem os globos oculares no último domingo, possa ter sido vítima de tráfico de órgãos.
Correa foi encontrado ferido no último domingo em Estância Velha (a 50 km de Porto Alegre), onde mora. Na véspera ele saíra para ir ao açougue. Quando foi encontrado domingo, perto de sua casa, estava sem os dois olhos.
O delegado Luiz Fernando Nunes da Silva, da Delegacia de Estância Velha, que investiga o caso voltou ontem a ouvir a versão de Correa, que tem sido contraditória. Ele já disse à polícia que furou os olhos ao cair em espinho, que caiu de uma moto ao pegar uma carona e que teria levado uma paulada.
Cauteloso, o delegado disse que trabalha com as hipóteses de tráfico, vingança ou de que um animal tenha comido os olhos de Correa.
A última hipótese foi descartada pelo médico Paulo Ricardo Vieira, 37, que atendeu Correa no hospital de Porto Alegre. Segundo Vieira, tudo leva a crer que o ferimento tenha sido feito "com técnica".
"A ausência (dos olhos) só pode ser explicada pela intenção de quem sabia o que fazia. O ferimento era, de certa forma, limpo. Só havia a ausência dos globos oculares", disse.
Fundado na década de 50 e referência em oftalmologia (especialidade que trata de olhos), o Hospital Banco de Olhos de Porto Alegre não tem registro de caso semelhante em sua história.
"Já tivemos casos de perfuração e olhos bastante machucados, mas sempre com o olho presente. O paciente chegou aqui sem os globos, com dois buracos. A polícia está investigando e estamos curiosos", disse o diretor-administrativo do hospital, Raul Vallandro, 34.
Ontem, um legista do IML (Instituto Médico Legal) examinou Correa para a realização de um laudo técnico, a pedido do delegado Luiz Fernando Silva.
O médico Paulo Vieira disse que Correa deve ter alta nos próximos dias. Segundo Vieira, ele não tem sido "congruente" no que fala. "Quando soube que estava sem os olhos ele não disse nada", afirmou o médico.

Texto Anterior: Irregularidade no Detran pode envolver policial
Próximo Texto: Reforma muda educação física e artística
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.