São Paulo, quinta-feira, 16 de novembro de 1995
Próximo Texto | Índice

Peres é indicado para formar novo governo

DAS AGÊNCIAS INTERNACIONAIS

O presidente de Israel, Ezer Weizman, entregou ontem formalmente ao primeiro-ministro interino, Shimon Peres, a tarefa de formar um novo governo.
"Junto com a tarefa de formar o novo governo, eu também lhe dou todo o apoio para a continuação do processo de paz", disse Weizman em uma rápida cerimônia em sua casa, em Jerusalém.
Peres ocupa o cargo de primeiro-ministro desde o assassinato do premiê Yitzhak Rabin, no dia 4 deste mês. Ele também foi indicado líder do Partido Trabalhista.
A lei israelense dá um prazo de 21 dias para que Peres forme um governo com o apoio de pelo menos 61 dos 120 membros do Parlamento de Israel. As próximas eleições estão marcadas para daqui a um ano.
Weizman se reuniu nesta semana com diversos partidos políticos de Israel para obter apoio à indicação de Peres. Apenas o Moledet (de extrema direita), que tem três deputados no Parlamento, rejeitou o nome de Peres. O premiê disse que não pretende fazer muitas alterações no governo que herdou de Yitzhak Rabin.
"Rezo para que saibamos como arrancar do meio de nós qualquer vestígio do conceito deformado que causou a tragédia. E que encontremos o caminho para fortalecer o entendimento e a união de nosso povo", afirmou Weizman.
"Farei todo o esforço para estabelecer um governo que trará paz com nossos vizinhos e entre nós", respondeu Peres.
O estudante de direito Yigal Amir, 25, que confessou ter assassinado Rabin, disse que praticou o crime porque o premiê estava entregando terras sagradas.
Ministro das Relações Exteriores do governo de Rabin, Peres é considerado o principal arquiteto dos acordos de paz assinados entre Israel e a OLP (Organização para a Libertação da Palestina).
Ele e Rabin dividiram o Prêmio Nobel da Paz de 1994 com o líder da OLP, Iasser Arafat.

Próximo Texto: Choques em Nablus fere 2
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.