São Paulo, quinta-feira, 16 de novembro de 1995
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Escócia também teve o seu 'Cidadão Kane'

SILVIO CIOFFI
DO ENVIADO ESPECIAL AO REINO UNIDO

Se a Escócia tivesse um cidadão Kane, ele certamente se chamaria "sir" William Burrell e teria vivido de 1861 a 1958.
Kane, personagem do cineasta Orson Welles, foi inspirado no magnata da imprensa norte-americana William Randolph Hearst, que construiu no início do século um castelo em San Simeon, Califórnia, com antiguidades provenientes da Europa, Grécia e Egito.
Já Burrell, um proprietário de navios que tinha como lema "a coleção é mais importante que o colecionador", legou a Glasgow um acervo de 8.000 itens reunidos ao longo de 80 anos.
Acervo personalizado
O curioso é que as peças reunidas por William Burrell não têm por objetivo a contemplação de uma época ou cultura específicas.
São objetos que o colecionador comprou para satisfazer seu próprio gosto e que hoje estão expostos no Pollock Country Park, um palácio moderno onde foram engastados vasos romanos, portas e vitrais de igrejas medievais.
Burrell, aliás, exigiu que seu acervo fosse mostrado na zona rural, "longe da poluição atmosférica e das agitações urbanas".
O desejo do colecionador -coisa importante em se tratando de alguém que soube reunir de modo eclético porcelana oriental, a melhor pintura francesa do século 19, vitrais e tapeçarias medievais- foi atendido apenas em 1983, quando o prédio, com sua concepção museológica original, arquitetura de espaços generosos e bem iluminados, cercado por um enorme jardim, foi concluído e entregue à população da maior e mais populosa cidade escocesa.
(SC)

THE BURRELL COLLECTION: Pollock Country Park, 2.060 Pollockshaws Road, tel. (0141) 649-7151. Aberto de segunda a sábado das 10h às 17h e, aos domingos, das 11h às 17h.

Texto Anterior: Glasgow retira Mackintosh do ostracismo
Próximo Texto: Edimburgo faz mistura de magias e tradições
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.