São Paulo, sexta-feira, 17 de novembro de 1995
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Pelé agora se diz 'vigia' contra a corrupção

MARCUS FERNANDES
DA AGÊNCIA FOLHA, EM SANTOS

O ministro extraordinário dos Esportes, Edson Arantes do Nascimento, o Pelé, disse ontem, em Santos (SP), que se considera um "vigia" da população sobre os políticos "que só fazem demagogia".
Pelé acredita que suas declarações de que a imagem do político brasileiro está associada à corrupção, dadas na última terça-feira, servirão como um alerta aos congressistas.
"Esses políticos que só querem complicar as coisas vão agir com mais cuidado depois do que eu disse. Agora, eles sabem que, independentemente de cor ou raça, tem alguém vigiando. Eu sou um desses vigias", afirmou.
"O povo sabe"
Perguntado se poderia identificar os políticos que considera corruptos, Pelé declarou que o "povo brasileiro" sabe quem são os corruptos.
"Infelizmente, temos vários casos conhecidos. Teve até uma CPI (Comissão Parlamentar de Inquérito) da corrupção. Agora, como foi o Pelé que falou, aí deu essa grita toda. Mas será que eu falei alguma novidade?", perguntou.
O ministro esteve em Santos para tratar de "assuntos particulares" e para observar as obras de reforma no estádio do Santos. Pelé é conselheiro do clube para assuntos internacionais.
Ao deixar o clube, Pelé disse que se considera "o único representante legítimo do povo brasileiro que não veio da política. Eu sou o primeiro negro que tem um cargo de alto nível no governo".
Ele declarou que, se a população brasileira, não importa a cor da pele, quer melhorar a política, tem de apoiar pessoas "idôneas".
Sem contradição
Pelé não considera uma contradição ter dito que os negros devem apoiar candidatos negros e, na última eleição, ter apoiado publicamente um candidato branco (Vicente Cascione, hoje deputado federal pelo PTB).
"Esse é um exemplo claro do que eu quis dizer. Eu acho o Cascione honesto, independentemente de ele ser branco. Na ocasião, eu o achei um bom candidato. Não vejo contradição nisso", afirmou.

Texto Anterior: Uma história parecida
Próximo Texto: Deputados reagem às críticas de Pelé
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.