São Paulo, sexta-feira, 17 de novembro de 1995
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Crime pode ir à Justiça Federal

DA SUCURSAL DE BRASÍLIA

O governo vai propor que a Justiça Federal passe a julgar crimes de sequestros, afirmou o coordenador do Plano Nacional de Direitos Humanos, José Gregori. Atualmente, essa atribuição é da Justiça dos Estados.
A proposta será incluída no Plano Nacional dos Direitos Humanos, que o presidente Fernando Henrique Cardoso vai anunciar em 10 de dezembro, Dia Internacional dos Direitos Humanos.
Segundo Gregori, o governo vai submeter as propostas do plano a organizações não-governamentais, universidades e entidades ligadas a essa área antes de apresentá-las oficialmente.
A idéia é incluir os sequestros entre os crimes contra os direitos humanos e, dessa forma, tirar os processos sobre esse tema da Justiça comum. O julgamento pela Justiça Federal reduziria os riscos de pressões regionais.
O secretário de Justiça do Rio, Jorge Loretti, reagiu ontem contra essa proposta. Ele disse que a Justiça estadual é mais aparelhada e tem mais agilidade para essa tarefa.
Ex-presidente do Tribunal de Justiça, Loretti negou que a Justiça estadual esteja sendo ineficiente nessa área. Segundo ele, os juízes só atuam num segundo momento, após as investigações policiais.

Texto Anterior: PMs terão que depor sobre ação no Morumbi
Próximo Texto: DAS quer esclarecer história
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.