São Paulo, sexta-feira, 17 de novembro de 1995
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Fed avaliará risco de bancos

DAS AGÊNCIAS INTERNACIONAIS

O Federal Reserve (banco central dos EUA) anunciou ontem que vai mudar os critérios para a classificação de risco dos bancos norte-americanos a partir de janeiro.
Os fiscais do Fed terão de dar notas tomando por base os procedimentos gerenciais e os controles internos dos bancos.
O Fed afirma que agirá contra bancos que possam pôr o sistema bancário em risco.
Na nova escala, a melhor nota será a "1", que significa que o banco identifica e controla a maioria dos riscos que podem ocorrer nos negócios.
No outro extremo, a nota "5"' indica "ausência crítica das práticas gerenciais para identificar, monitorar e controlar riscos significativos". As notas serão incluídas na sessão confidencial do relatório de inspeção feito pelo Fed.
Os bancos precisam cuidar de seus créditos agora, enquanto a situação está tranquila, diz o chefe administrativo do Fed, Edward Kelley.
Para ele, a qualidade dos créditos nas instituições dos EUA sempre foi boa, mas há sinais de que estaria baixando.
O Fed está percebendo que os bancos interpõem cada vez menos exigências para emprestar dinheiro. Também notou aumento na inadimplência dos cartões de crédito.
Japão
O Fed pediu aos bancos japoneses relatórios mais detalhados sobre a situação financeira de suas operações nos EUA, segundo os banqueiros.
Para eles, isso mostra um temor de que alguns bancos não tenham como cumprir suas obrigações de longo prazo em dólar.
A diretoria do Fed teme que a inabilidade em algumas operações possam obrigar os japoneses a vender seus bônus do Tesouro dos EUA, o que poderia forçar a uma elevação das taxas de juros.

Texto Anterior: Fusão de Econômico pode custar R$ 2 bi
Próximo Texto: Wal-Mart vai construir shopping em Osasco
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.