São Paulo, sexta-feira, 17 de novembro de 1995
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Wal-Mart vai construir shopping em Osasco

MÁRCIA DE CHIARA
DA REPORTAGEM LOCAL

A Wal-Mart, maior rede do comércio varejista do mundo, planeja construir um shopping center ligando o clube de compras (Sam's Club) e o supercenter (Wal-Mart), em Osasco (SP).
O novo shopping deve começar a ser comercializado no início de 96 e estaria concluído até o final do próximo ano. O valor do investimento não foi revelado.
Segundo José David Vilela Uba, diretor financeiro do Wal-Mart, esse tipo de empreendimento não é comum para a companhia, apesar de, em outros países, a rede ter lojas situadas em shoppings ou muito próximo deles.
"Essa foi uma oportunidade que surgiu em função do tamanho do terreno", diz Uba.
A Wal-Mart é dona de uma área de 150 mil metros quadrados na avenida dos Autonomistas, em Osasco (SP).
Cerca de 10 mil metros quadrados são ocupados hoje por uma loja do Sam's Club.
O terreno abriga ainda uma outra loja, a do Wal-Mart Supercenter. Calcula-se que o shopping vai ocupar uma área de 25 mil metros quadrados, entre as duas lojas.
No novo negócio, segundo a Folha apurou, a Wal-Mart entraria com o terreno. A construção e a venda ficariam a cargo de uma incorporadora, cujo nome não foi revelado.
Além de aproveitar a área ociosa, o objetivo de construir um shopping acoplado às duas lojas é gerar um fluxo maior de pessoas, diz Uba.
Nos Estados Unidos, por exemplo, várias lojas da Wal-Mart estão localizadas em shoppings.
Na Argentina, também existe uma estrutura semelhante a essa que está sendo instalada em Osasco. Isto é, um shopping ligando duas lojas do grupo.
Em Santo André (SP), o supercenter da rede, está situado ao lado de um shopping center em fase de construção, o Grand Shopping, que promete ser um dos maiores da América Latina.
Ontem, foi inaugurado, em Osasco, o terceiro clube de compras da companhia no Brasil, e o 457º Sam's Club do mundo.
Trata-se de um loja de atacado, que atende pequenos comerciantes e profissionais liberais. Para se tornar cliente, é preciso pagar uma taxa de inscrição de cerca de R$ 30. A loja de Osasco abriu as portas com 5.000 clientes filiados.
Ainda neste mês a rede de supermercados Sendas inaugura o seu primeiro clube de compras. O empreendimento está localizado na via Dutra, na divisa do município do Rio de Janeiro (RJ).
A vantagem de ser sócio de um clube de, diz Gerardo Ruiz, coordenador de relações públicas, poder é ter preços mais em conta.
Na próxima segunda, Bob Martin, presidente mundial da companhia, inaugura no Brasil mais dois supercenters. Uma loja em Osasco e a outra em Santo André (SP).
Com isso completa as cinco lojas previstas para este ano, nas quais foram investidos US$ 118 milhões. As duas lojas que começam a funcionar na semana que vem são supercenters.
Isto é um supermercado aberto ao público comum. A diferença é o supercenter oferece um número maior de itens: cerca de 65 mil, contra 2.500 do clube de compras. Mas, o seu preço é maior do que o do clube.
Com lojas espalhadas pelos EUA (428), Porto Rico (2), México (23), Argentina (1), Brasil (3) e Hong Kong (3 mini Sam's Club), a empresa fecha este ano com vendas de US$ 90 bilhões. Em 94, a Wal-Mart faturou US$ 67 bilhões.

Texto Anterior: Fed avaliará risco de bancos
Próximo Texto: Hyundai suspende projeto de instalar fábrica de veículos no país
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.