São Paulo, sexta-feira, 17 de novembro de 1995
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Unibanco tem 463 agências e é 6º maior

MARCIA PADILHA
DO BANCO DE DADOS

A história do Unibanco, sexto maior banco privado do país, segundo o ranking Folha 300 Finanças, começa em 1924, quando a firma Moreira Salles obteve autorização para operacionalizar uma seção bancária.
Até então, João Moreira Salles mantinha uma loja que comercializava produtos refinados importados da Europa -vinhos, louças, armarinho etc, em Poços de Caldas, sul de Minas Gerais.
A partir de então, a Moreira Salles & Cia passou a prestar serviços financeiros como correspondente de vários bancos.
No ano de 1940 foi fundado o Banco Moreira Salles como resultado da fusão com o Banco Machadense e com a Casa Bancária de Botelhos, todas pequenas instituições do sul de Minas.
Logo depois, o Banco Moreira Salles abriu uma filial no Rio de Janeiro e outra em São Paulo.
Em 1964 foi criada uma nova legislação bancária, que incentivava a formação de conglomerados. Essa medida facilitou sua fusão com o Banco Agrícola Mercantil S/A, de Porto Alegre, em 1967.
A partir de então, passou a chamar-se União dos Bancos Brasileiros, que possuía mais de 300 agências distribuídas na região centro-sul do país.
Em 1970, tendo como presidente Walther Moreira Salles, o banco associou-se ao Banco Predial do Estado do Rio de Janeiro, tornando-se o segundo maior banco privado do país.
Em 1975, quando adotou o nome Unibanco, o grupo passou a controlar o Bansulvest (Banco de Investimento S/A), do Rio Grande do Sul.
Sob a direção de Marcílio Marques Moreira -que seria depois ministro da Economia do governo Fernando Collor de Mello (90-92)-, em 1981, o Unibanco adquiriu 90% das ações do Banco Mineiro S/A e comprou a Associação de Poupança e Empréstimo de Goiás.
Dois anos mais tarde, o grupo associou-se à seguradora Sul América.
Com essa operação, o Unibanco passou a receber as quantias resultantes de todas as operações financeiras da Sul América.
Desde 1991, Pedro Moreira Salles substitui seu pai, Walther Moreira Salles, no comando executivo da instituição financeira.
Em 1994, o Unibanco registrava um ativo total (valor que a instituição tem a receber e suas propriedades) de cerca de US$ 12 bilhões e um patrimônio líquido de cerca de US$ 1 bilhão, segundo o Folha 300 Finanças.

Texto Anterior: Auditor recomenda negócio
Próximo Texto: Banqueiro foi ministro em 61
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.