São Paulo, sexta-feira, 17 de novembro de 1995
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Banqueiro foi ministro em 61

DO BANCO DE DADOS

O banqueiro e fundador do antigo Banco Moreira Salles, atual Unibanco, João Moreira Salles, começou a mexer com transações bancárias aos 21 anos em Cambuí, sul de Minas Gerais, onde nasceu a 18 de fevereiro de 1888.
Formado pela Escola de Comércio Álvares Penteado, em São Paulo, Moreira Salles abre, em 1918, em Poços de Caldas, a Casa Moreira Salles, um dos mais completos magazines da cidade, onde também funcionava escritório para depósitos e saques em dinheiro.
Em 1924 passou a operar serviços financeiros como representante de bancos já estabelecidos no país, de onde surgiu a Casa Bancária Moreira Salles. Na década de 40, a instituição passa a se chamar Banco Moreira Salles.
Com a instalação da União de Bancos Brasileiros S/A, por meio de fusões, foi eleito presidente do Conselho de Administração.
Salles morreu em 1968 e deixou a viúva Lucrécia de Alcântara Moreira Salles e os filhos Elza, Walther, Hélio e José Carlos.
Walther assume em 1952, aos 40 anos, o posto de embaixador do Brasil em Washington e em 1961 é nomeado ministro da Fazenda.
No governo do presidente Jânio Quadros assume a direção do Banco do Brasil. A partir de 1964 passa a se dedicar ao banco da família. Em 1975, o banco passa a se chamar Unibanco.
Em 1991, Walther deixa a presidência do Conselho de Administração e seu filho Pedro Moreira Salles assume oficialmente o comando. O irmão de Pedro, Walter Moreira Salles Jr., é cineasta.

Texto Anterior: Unibanco tem 463 agências e é 6º maior
Próximo Texto: Nacional tem ativo de R$ 12,6 bilhões
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.