São Paulo, sexta-feira, 17 de novembro de 1995
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Austrália e EUA têm bons Chardonnays

JORGE CARRARA
ESPECIAL PARA A FOLHA

Durante séculos a uva Cabernet Sauvignon construiu silenciosamente a fama dos principais Chateaux de Bordeaux e, no capítulo dos brancos, da Chardonnay. Agora, esta nobre cepa abandona seu modesto papel nos bastidores para ocupar um lugar de destaque no cenário vitivinícola mundial.
Na Borgonha, no leste da França, o seu reduto original, ela tem dado alicerce a alguns dos melhores (e mais caros) vinhos brancos do mundo, como o raro Montrachet. Talvez esse apelo (e a sua facilidade de adaptação a diferentes climas) ajudou a difundir a Chardonnay pelos quatro cantos do planeta e, como a Cabernet, a fixar o seu nome como sinônimo de qualidade na mente do consumidor.
O maior sucesso fora da França se deu na Califórnia e na Austrália -que quadruplicaram o plantio de Chardonnay na última década.
Para muitos, porém, as mais finas amostras da variedade continuam saindo da Borgonha. Segundo eles, faltaria elegância e sutileza aos exemplares da Austrália e Califórnia.
Talvez afirmem isso porque o clima mais quente dessas regiões, produza vinhos mais encorpados, densos e de baixa acidez, como o Rosemount 94 (que tem belo paladar frutado bons toques de especiaria).
Ou provavelmente pelo apego que os enólogos australianos e californianos têm pelo tempero do carvalho, no qual, às vezes, como no Penfolds 93 (bom aroma de coco e cravo mesclado com suave pera) o no Sonoma Cutrer "Les Pierres" 91 (vivaz, equilibrado, com aroma de cedro, baunilha e leve fruta) carregam um pouco a mão. Mas o que eles não podem negar é que, como estas, as garrafas australianas e californianas, além de ter preços mais acessíveis, poucas vezes decepcionam.

Texto Anterior: MINAS 1; MINAS 2; LANÇAMENTO; PERDIZ; ITÁLIA; CUBA; CARTÃO
Próximo Texto: BEST BUY; PROMOÇÃO; SURPRESA; CHAMPANHE; ÍTALO-AMERICANO 1; ÍTALO-AMERICANO 2
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.