São Paulo, terça-feira, 21 de novembro de 1995
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Governo já considera hipótese de rever Sivam

SÔNIA MOSSRI
DA SUCURSAL DE BRASÍLIA

O governo está examinando a possibilidade de ter de rever o projeto do Sivam (Sistema Integrado de Vigilância da Amazônia) e cancelar a concorrência vencida pela empresa norte-americana Raytheon.
O Sivam permanece como projeto prioritário do governo para a Amazônia, mas ele poderá ser redimensionado.
Temores
O Palácio do Planalto teme que o Congresso rejeite o contrato com a empresa depois do escândalo provocado pelas gravações de conversas entre Júlio César Gomes dos Santos, ex-chefe da Coordenadoria de apoio e Cerimonial da Presidência da República, com o representante da Raytheon no Brasil, José Afonso Assumpção.
A preocupação do Planalto e do Ministério das Relações Exteriores é que o cancelamento da concorrência implicaria novo contencioso com o governo dos EUA.
Clinton
O próprio presidente norte-americano, Bill Clinton, empenhou-se para que a Raytheon fosse escolhida para fornecer equipamentos com radares, estações de monitoramento aéreo e aparelhos de telecomunicações.
A suspensão da concorrência implicaria rompimento de cláusulas contratuais, multas e arranharia a imagem brasileira no mercado norte-americano, de acordo com o Itamaraty.
A Folha apurou que essa questão é delicada para a cúpula da Aeronáutica. Os militares não abrem mão da Raytheon.
Consideram que o cancelamento da concorrência seria uma sinalização clara de que o governo coloca sob suspeita o processo de escolha da empresa norte-americana, insinuando possível irregularidades cometidas por oficiais da Aeronáutica responsáveis pelo Sivam. Por isso, nem o Planalto nem a Secretaria de Assuntos Estratégicos, que coordena o projeto, comentam a revisão do Sivam.
Na prática, o Sivam é um projeto essencialmente militar. A Aeronáutica classifica como fator de segurança nacional o controle do tráfego aéreo na Amazônia.

Texto Anterior: Serra explica encontro com presidente da Líder
Próximo Texto: Lobo é o novo ministro da Aeronáutica
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.