São Paulo, terça-feira, 21 de novembro de 1995
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Interesses

NELSON DE SÁ
DA REPORTAGEM LOCAL

O "caso Sivam", como foi apelidado, acabou com a firmeza de Fernando Henrique. "O presidente está chocado e constrangido", dizia ontem a Globo, citando assessores.
Em Alagoas, a fisionomia era mesmo de constrangimento. "Essas permanentes tentativas de acusação, para cá, para lá, também cansam as pessoas." Ele se referia ao ministro, mas também a si mesmo.
O projeto, "um dos maiores negócios do mundo", como notou o SBT, está sendo alvo já de uma segunda "tentativa de acusação", na expressão de Fernando Henrique.
Uma tentativa sustentada por uma escuta telefônica muito mal explicada e seguida de sugestões também mal explicadas, dos políticos.
O autor do pedido de uma CPI, o petista Arlindo Chinaglia, quer não só avaliar as denúncias, mas questionar "o mérito" do Sivam.
Um dos mencionados na gravação, Gilberto Miranda, o relator do projeto no Congresso, agora "quer nova licitação para o projeto Sivam".
José Sarney, o presidente do Congresso, mencionado na gravação como inspirador de Gilberto Miranda, disse que "há dúvida sobre o projeto Sivam, se ele deve ser feito".
Até ACM surgiu com opinião semelhante. "Para Antônio Carlos Magalhães, o projeto Sivam está morto."
É certo, não faltam motivos para o presidente estar "cansado" das "tentativas". Mas também não faltam motivos para estar "constrangido".
Como registrou o âncora Boris Casoy, "a história tem contornos macabros". E comentou, "você imagine que interesses estão por trás".

Entre o povo
Em dia de cansaço, Fernando Henrique foi buscar algum alívio em Zumbi. Ao falar do líder negro, era outra a fisionomia do presidente.
Bradou, "ele representa o melhor do povo brasileiro, que é a vontade de liberdade". E mais, "que o Brasil possa, na prática, ser não só multi-racial, mas igualitário".
Nada como um discurso, para acalmar o espírito de um político.

Pelo mundo
Começaram ontem, de Londres, por via de Polônia e Argentina, as atenções do Jornal Nacional com a reeleição de Fernando Henrique.

Texto Anterior: Stephanes negocia acordo com o relator
Próximo Texto: Entidade de negros quer Pelé para Presidência
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.