São Paulo, terça-feira, 21 de novembro de 1995
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Wal-Mart quer clientela do Carrefour

SUZANA BARELLI
DA REPORTAGEM LOCAL

A inauguração de duas lojas da Wal-Mart, ontem em São Paulo, marcou o primeiro round de uma disputa por preços mais baixos e, consequentemente, por ganho de participação de mercado entre a rede norte-americana e o Carrefour, no Brasil.
José Paulo do Amaral, diretor-superintendente das Lojas Americanas, disse ontem que o Carrefour está mudando sua política de preços devido à nova concorrência.
"O Carrefour tem duas políticas de preços -uma para as lojas próximas à Wal-Mart e outra, mais cara, para as lojas distantes", disse Amaral. A Lojas Americanas tem 40% das ações da Wal-Mart no Brasil.
Segundo ele, pesquisa feita com dez produtos da cesta básica mostra que a loja do Carrefour em Tamboré (SP) tem preços 30% mais caros, em média, do que os praticados nas lojas de Santo André e de Osasco.
"A Wal-Mart terá preço baixo todo dia, sem liquidação", afirmou Amaral.
O Carrefour, por meio de sua assessoria de imprensa, informou que sua política de preços sempre foi descentralizada, o que gera preços diferentes em alguns produtos vendidos.
A assessoria da rede francesa informou também que o Carrefour vai continuar com a sua política de preços baixos e com o compromisso de devolver a diferença, em dinheiro, dos produtos vendidos pela rede e encontrados na concorrência com preços menores.
"Vemos a Wal-Mart como um concorrente que tem um determinado peso, mas o Carrefour, presente há 20 anos no Brasil, vai continuar a ter o menor preço", informou a assessoria.
Expansão
A Wal-Mart investiu US$ 120 milhões para inaugurar cinco lojas no Brasil em 1995 -três Sam's Club (clube de compras para associados) e duas Wal-Mart Supercenter (uma junção de loja de departamento com hipermercado).
Bob Martin, presidente mundial da Wal-Mart, disse ontem que a próxima loja -que pode ser tanto um Sam's Club quanto uma Wal-Mart Supercenter- será em São Bernardo do Campo, em terreno comprado pela empresa no início do ano e onde se localizava uma fábrica da Brastemp.
No próximo ano, a Wal-Mart também deve inaugurar um shopping center em Osasco, no mesmo terreno da loja aberta ontem.
Os estudos para definir o perfil do shopping e sua forma de financiamento devem estar concluídos em até 60 dias.
A loja de Osasco é considerada a maior da rede norte-americana, com 23,9 mil metros quadrados de área de venda e mais de 60 mil itens. Martin afirmou que a loja deverá trabalhar, no início, com 15% de produtos importados.
Martin contou, ainda, que a rede estuda lançar no Brasil produtos com a marca Wal-Mart. Nos Estados Unidos, a empresa comercializa com sua marca alimentos, papel, ferramentas, roupas, bebidas e comida para cachorros.
No ano passado o faturamento da Wal-Mart mundial foi de US$ 82,5 bilhões, devendo chegar a US$ 95 bilhões em 95.
Extra
O Extra Hipermercados, do Grupo Pão de Açúcar, inaugura hoje sua oitava loja, localizada no Shopping Leste Aricanduva.
Com investimento de US$ 11 milhões, a loja terá 9.000 metros quadrados de área de vendas e 40 mil itens.

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