São Paulo, terça-feira, 21 de novembro de 1995 |
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Eurocine revive os primórdios do cinema
FERNANDO CANZIAN
"Wintergarten" foi exibido na Alemanha pelos irmãos Max e Emil Skladanowsky um mês antes da apresentação dos irmãos Lumière em Paris, no dia 28 de dezembro de 1895 -data considerada como o marco do início da história do cinema. O filme, restaurado recentemente, mostra imagens de malabaristas e dançarinos se movimentando na tela, com a nítida intenção de provar a qualidade da projeção. A apresentação de "Wintergarten" será seguida por "A Época das Ilusões", primeiro filme do cineasta húngaro István Szabó, inédito no Brasil. O Eurocine-95, batizado "Cinema, 100", começa hoje no Rio, no Centro Cultural Banco do Brasil. O cineasta István Szabó vem ao Brasil para o evento e terá outros quatro filmes na mostra, dois dos quais inéditos no país: "Pai", de 1966, e "Confiança", de 1979. Mas a principal atração deste ano serão exibições, na retrospectiva A Aurora do Cinema, de cópias do início do século restauradas recentemente. "Chantagem", de Alfred Hitchcock, de 1929, é um dos destaques. É ao mesmo tempo o último filme mudo e o primeiro sonoro do cineasta. As cenas com diálogos foram filmadas depois de a versão muda estar pronta e encaixadas na fita. Desde o início Hitchcock previa a possível mudança e preparou um roteiro que continha diálogos. O filme mais antigo deste segmento da mostra é "Cabiria", de 1914, de Giovanni Pastrone. Sua cópia acabou de ser restaurada pelo Museu de Turim e a exibição do dia 3 de dezembro, último dia do Eurocine, será embalada ao vivo pelo músico Antonio Coppola, que fez os arranjos para o relançamento do filme na Itália. Uma seleção dos primeiros filmes latino-americanos que se tem notícia também faz parte deste ciclo. Há dois brasileiros, "Exemplo Regenerador", de 1919, com apenas seis minutos, e "Fragmentos da Vida", de 1929. Também serão exibidos no MIS mais de uma dezena de trabalhos do cineasta alemão Fritz Lang. A exibição dos filmes de Lang acontece paralelamente a uma mostra de fotografias sobre as técnicas do diretor (leia texto abaixo). Outra exposição, também no MIS, trará fotos e textos que relatam a era pré-cinema e vídeos com exemplos das primeiras técnicas. Temendo o excesso de nostalgia que os cem anos de cinema evocam, o organizador do evento, o crítico Amir Labaki, também incluiu na mostra o ciclo Imagens da Europa, reunindo 14 cineastas e videomakers jovens de seis países. Próximo Texto: Szabó trata das desilusões Índice |
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