São Paulo, terça-feira, 21 de novembro de 1995
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Prepare o carro para as viagens nas férias

HENRIQUE SKUJIS
DA REPORTAGEM LOCAL

Se você pretende viajar no final do ano, não esqueça de mandar o carro para uma revisão rápida.
Freios, suspensões, pneus, parte elétrica e motor precisam ser checados para evitar surpresas desagradáveis. Não é só a viagem que está em jogo -a segurança também deve ser lembrada.
O componente mais importante para garantir sua segurança é o freio. Qualquer falha num momento de emergência pode ser fatal.
Por isso, "as pastilhas, o disco, a lona e o cilindro de roda precisam estar bons", afirma Everaldo Marçola, gerente de loja da Rede Zacharias.
Além disso, Marçola aconselha trocar o fluido de freio a cada 10 mil quilômetros, para evitar o desgaste excessivo dos componentes do sistema de freios.
A suspensão também é fator importante de segurança: os amortecedores e as molas dão a estabilidade e o equilíbrio de que o carro precisa numa curva.
A cada 30 mil quilômetros, o sistema de suspensão deve ser checado. Se necessário, devem ser trocados molas e amortecedores.
O alinhamento e o balanceamento das rodas também influenciam na estabilidade. Para saber se as rodas do seu carro precisam do serviço, repare se o volante trepida ou se o carro puxa para um dos lados ao trafegar em piso plano e nivelado.
O alinhamento e o balanceamento custam cerca de R$ 30 nas oficinas especializadas. Aproveite para pedir que seja feita a checagem das rodas. Muito amassadas, também desestabilizam o carro.
Os sulcos dos pneus devem ter profundidade mínima de 1,6 mm -abaixo disso, o motorista fica sujeito a multa e pode ser impedido de prosseguir viagem.
Os pneus devem ser calibrados quando frios, com a pressão indicada no manual do proprietário.
Sempre é bom lembrar que as fábricas recomendam pressão maior para o carro com carga total.
O sistema elétrico também merece cuidados antes de ir para a estrada. Complete o nível de água destilada da bateria e confira se os cabos estão bem encaixados.
Em época de calor, é comum o uso do ar-condicionado, que "puxa" muita carga da bateria. O carro com ar-condicionado vem de fábrica com o sistema elétrico reforçado, mas muitas vezes as peças originais são trocadas por peças inadequadas.
Por isso, confira se a sua bateria tem a capacidade indicada pelo fabricante do carro. Caso contrário, ela vai descarregar com maior facilidade.
Com o calor, o motor "pega" mais fácil, mas fica mais vulnerável ao superaquecimento e queima mais óleo. Para evitar isso, encha o radiador de água antes de entrar na estrada e cheque o reservatório de óleo.
José Alves de Mattos, dono da Mecânica Morumbi, recomenda que o radiador seja completado com a proporção correta de água e aditivo. "O aditivo aumenta a temperatura de evaporação da água, diminuindo a possibilidade de o motor fundir", explica.
Verifique também a correia dentada. "O mau estado da correia pode fazer o motor fundir", diz Mattos. A troca da correia deve ser feita a cada 50 mil quilômetros (nos carros da Fiat, a cada 30 mil quilômetros). Custa R$ 10.

Chuvas
Nessa época do ano, são frequentes fortes chuvas. Por isso, viaje com o limpador de pára-brisa e as palhetas em bom estado.

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