São Paulo, quinta-feira, 23 de novembro de 1995
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Evento reúne portadores de deficiência no Rio

MARCELO RUBENS PAIVA
COLUNISTA DA FOLHA

Defeituoso, aleijado, paralítico ou portador de deficiência? Quem são, quantos são e o que querem? Quais leis seriam necessárias para dar-lhes o mínimo de cidadania e quais experiências são adotadas em outros países?
Bem, nos Estados Unidos, leis garantem o acesso a locais públicos, o sistema de transporte é adaptado, as escolas e locais de trabalho pagam multas se não forem acessíveis e as prefeituras não recebem verbas federais se não derem chances iguais aos deficientes. Na Inglaterra, o sistema de saúde oferece casa, carro, equipamento e trabalho ao portador de deficiência. Na Alemanha o mesmo. E o que o Brasil tem feito pelos deficientes? As respostas estão por amadurecer.
A partir das 9h de hoje começa no Hotel Intercontinental, em São Conrado, no Rio, o DEF'RIO 95, Encontros Internacionais de Pessoas Portadoras de Deficiência.
Os promotores do evento, CVI-RJ, Federação Nacional de Educação e Integração de Surdos, Associação de Paralisia Cerebral do Brasil, Handicap Internacional, Real Patronato da Espanha, Clube dos Excepcionais Salazar, Fundação Lar Escola São Francisco, entre outros, pretendem reunir aproximadamente 4.000 pessoas de 30 países em torno do tema "Cidadania Plena é o Direito e Dever de Todos.
Nos quatro dias do DEF'RIO 95, de hoje a domingo, dia 26, serão realizados seminários, simpósios, encontros, workshops e reuniões com militantes e autoridades governamentais. Está confirmada a presença do ministro da Saúde, Adib Jatene. Paralelamente, o evento comportará uma exposição de projetos e equipamentos. A estrela da exposição: uma casa modelo toda adaptada.
Cada entidade envolvida promoverá um encontro específico relativo à sua instituição. Espera-se mais de 20 eventos dentro de um só, entre seminários interamericanos sobre vida independente, surdez, alternativas em reabilitação e encontro de mulheres portadoras de deficiência.
Os destaques internacionais: Kathy Martinez (World Institute on Disability, EUA), Lex Frieden (Institute for Rehabilitation, Texas), Kewin Mulhern (produtor de TV americano), Barbara Duncan (IDEAS Project, EUA), Pedro Manuel Viso (Real Patronato, Espanha).
Para mais informações, disque (021) 235-7442; ou fax (021) 257-3330. Contato pelo teletrin (012) 546-1636 código 1181138. A inscrição de US$ 70 (estudantes US$ 50) dá direito a todas as palestras. A Prefeitura do Rio cederá ônibus adaptados para transporte gratuito dos participantes.

Texto Anterior: 'Guardador de lugar' ganha com exesso de de demanda
Próximo Texto: Ainda há muito o que fazer
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.