São Paulo, quinta-feira, 23 de novembro de 1995
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Fiat é multada em R$ 3,9 mi pelo Ibama

DA SUCURSAL DE BRASÍLIA; DA REPORTAGEM LOCAL

A Fiat foi multada em R$ 3,9 milhões pelo Ibama (Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis). A empresa tem 15 dias para pagar a quantia ou apresentar defesa.
O motivo da multa foi o desempenho dos modelos Uno Mille Electronic e ELX (fabricados de janeiro de 93 a junho de 95) nos testes feitos pela Cetesb (Companhia de Tecnologia e Saneamento Ambiental de São Paulo).
Segundo o Ibama, o carro polui mais nas condições normais de uso urbano do que quando submetido aos testes da Cetesb.
A Fiat deve recorrer da decisão.
"Vamos apresentar nossa defesa dentro do prazo de 15 dias", disse Cledorvino Belini, diretor-geral da Fiat Automóveis. "Os nossos carros estão rigorosamente dentro da lei". Segundo ele, os testes da Cetesb foram feitos de maneira "inadequada" e com procedimentos "alterados".
O Ibama sugeriu à Fiat um termo de compromisso pelo qual a multa seria reduzida em até 90%, desde que a empresa adotasse medidas para corrigir os danos ambientais. A Fiat, segundo Belini, não aceitou o acordo, porque entende que seus carros não prejudicam o meio ambiente.

Colaborou a Reportagem Local

Texto Anterior: Nacional pediu socorro na última hora
Próximo Texto: Estrangeiros reaparecem e Bovespa tem alta
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.