São Paulo, sexta-feira, 24 de novembro de 1995
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Teste sanguíneo pode revelar risco de derrame

DA REPORTAGEM LOCAL

Um teste simples pode ajudar a predizer qual o risco de um paciente sofrer derrame, diz estudo amanhã na revista "The Lancet".
Pesquisadores do Hospital Royal Free, em Londres (Reino Unido) mediram a quantidade de uma substância, chamada hemocisteína, em amostras de sangue de 5.661 homens entre 40 e 59 anos.
As amostras haviam sido coletadas entre 1978 e 1980. Os pacientes foram acompanhados até o final de 1991.
Pacientes que sofreram derrame depois desse período tinham níveis mais altos de hemocisteína entre 78 e 80 do que aqueles que não sofreram derrame.
Os pesquisadores também observaram que os pacientes que tiveram derrame tinham cerca de três vezes mais hemocisteína no sangue do que o mais baixo nível encontrado nas amostras.
Segundo eles, a alta concentração dessa substância no sangue é rara e causada por um defeito genético. Tais defeitos são associados a doenças cardíacas durante a adolescência.

Texto Anterior: Equipe acha possível vacina contra o câncer
Próximo Texto: Equipe descobre como se formou o Mar Vermelho
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.