São Paulo, sexta-feira, 24 de novembro de 1995
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NBA faz parceria com a indústria do cinema

DA REPORTAGEM LOCAL

A NBA quer se transformar em uma "prima pobre da Disney". O sonho foi anunciado por David Stern, todo-poderoso da liga de basquete norte-americana.
"Seremos fornecedores planetários de entretenimento, licenciando produtos e distribuindo filmes ou programas de TV", disse à revista "Advertising Age".
Hoje, o basquete norte-americano é televisionado para 160 países. Cerca de 500 milhões de lares assistiram a uma das partidas da série decisiva do campeonato 94-95.
O objetivo da NBA, agora, é aumentar o intercâmbio com estúdios de cinema e emissoras de TV.
Stern encarregou a NBA Entertainment Inc. de fazer o contato. Essa "perna" da NBA foi criada em 1982 com apenas 5 funcionários; hoje, reúne 170.
Pelo menos três longa-metragens de Hollywood já nasceram dessa parceria.
Pode estrear em São Paulo ainda neste ano "Forget Paris", em que o comediante Billy Crystal interpreta um árbitro de basquete.
A liga de basquete liberou ginásios, ajudou a captar as imagens de ação e intermediou o acesso às estrelas da NBA que fazem pontas em algumas cenas de jogo.
Outros filmes: "Eddie", em que a atriz Whoopi Goldberg será o técnico do time New York Knicks, e "Celtic Pride", em que torcedores do Boston raptam o melhor atleta da equipe rival.
A NBA Entertainment também produz programas de TV. Um deles, o "NBA Action", é exibido aos sábados pela Bandeirantes.
Originalmente destinados ao público teen, esses programas ganharam audiência nos últimos anos. Hoje, estão em cinco emissoras nacionais dos EUA.

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