São Paulo, domingo, 26 de novembro de 1995
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Moema é nota cem em qualidade de vida

KENNEDY ALENCAR
DA REPORTAGEM LOCAL

Os 77.340 habitantes dos oito bairros de Moema (6 km ao sul da praça da Sé) vivem no melhor distrito da capital paulista.
No Mapa da Exclusão Social, Moema obteve nota máxima no quesito qualidade de vida, que inclui conforto domiciliar, infra-estrutura sanitária e tempo de transporte, por exemplo.
Moema, em tupi-guarani, significa "doçura". O nome pertencia a uma parada de bonde, que existia na esquina da avenida Moema com a avenida Rodrigues Alves (atual Ibirapuera).
Nos anos 70, o distrito era considerado periférico. A partir de 1982, um boom imobiliário moldou sua face atual.
O fato de o distrito de Moema estar em primeiro lugar no ranking de qualidade de vida não significa, necessariamente, que o bairro de Moema seja o melhor da cidade.
É o conjunto dos oito bairros do distrito (Indianópolis, Jardim Luzitânia, Jardim Novo Mundo, Moema, Parque do Ibirapuera, Vila Helena, Vila Nova Conceição e Vila Uberabinha) que tem a melhor qualidade de vida da cidade.
Em Moema, 37,10% dos chefes de família ganham mais de 20 salários mínimos por mês. Só ficam atrás dos do Morumbi.
O distrito é o campeão na média dos quesitos de desenvolvimento humano (maior grau de instrução e menores taxas de mortalidade infantil e juvenil).
Lá, 52,72% dos chefes de família têm 15 anos de estudo ou mais -segunda melhor marca da cidade. No Jardim Paulista, esse número é de 54,19%.
O distrito ocupa o quinto lugar entre os que possuem mais conforto domiciliar. Há 3,11 pessoas por casa e 2,62 por banheiro.
Moema tem o melhor índice de atendimento de educação infantil em escolas privadas e públicas. A demanda é de 1.827 crianças para 4.141 vagas. Há um superávit de 2.314 vagas, que são preenchidas por alunos de outros distritos.
O distrito concentra também um grande número de restaurantes e bares. A vida noturna não é tão badalada como nos Jardins ou em Pinheiros, mas atrai casais como Ângelo Augusto Dell'Agnollo de Oliveira, 28, e Maria Augusta Viola Ferreira Oliveira, 31. Eles moram no Jardim Paulista.
"Moema é um lugar legal para quem quer um programa a dois", diz o comerciante Ângelo. O casal frequenta o restaurante Bierhalle para dançar.

Texto Anterior: Moradores tentam tombar área verde
Próximo Texto: Distrito tem parque 5 estrelas
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.