São Paulo, domingo, 26 de novembro de 1995
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Conceito surgiu nos anos 90

JOSÉ ROBERTO DE TOLEDO
DO PAINEL

O conceito de exclusão social passou a ser usado nos anos 90 pelo meio acadêmico brasileiro para ampliar a noção de pobreza, restrita nas décadas anteriores à questão da renda.
A idéia do apartheid social considera excluídos não apenas os que ganham pouco, mas também aqueles que são segregados por sua raça, gênero, religião ou porque têm dificuldades de acesso à saúde, educação e emprego, por exemplo.
O conceito pressupõe ainda que os excluídos perderam também a possibilidade de ascender socialmente.
No seu livro "The Next American Nation" ("A Próxima Nação Americana"), de 95, o jornalista norte-americano Michael Lind cunhou a expressão "brasilização" para definir sua visão da nova sociedade dos EUA: uma elite cada vez mais reclusa e impenetrável aos demais grupos sociais.
Dentro dessa concepção, o Mapa da Exclusão Social da Cidade de São Paulo compila os indicadores socioeconômicos de cada um dos 96 distritos municipais e os organiza num ranking. O resultado é a definição de uma linha de pobreza que separa os distritos incluídos dos excluídos.
(JRT)

Texto Anterior: Mapa da Exclusão usou 141 bases de dados
Próximo Texto: 'Barcelona' e 'Somália' convivem em SP
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.