São Paulo, segunda-feira, 27 de novembro de 1995
Texto Anterior | Índice

TAIWAN FAZ PARTE DA CHINA?

BIL PITZER; EARLE HOLLAD

O vínculo de Taiwan com a China data de 1206, quando era um protetorado do então império chinês, antes de Gengis Khan conquistar a maior parte da Ásia. Nos últimos 400 anos, a antes chamada ilha Formosa resistiu a tentativas de ocupação por parte de portugueses, holandeses, espanhóis, franceses e japoneses. Depois da Segunda Guerra Mundial os chineses de Taiwan romperam com a parte continental -a República Popular da China- e proclamaram a república da China. Mas a China continental diz ser a verdadeira China. Após a histórica visita do presidente norte-americano Richard Nixon à China, e do consequente estabelecimento de relações diplomáticas, a Organização das Nações Unidas reconheceu a República Popular da China, desalojando Taiwan de seu antigo posto no Conselho de Segurança da entidade.
A República Popular da China vem tentando reunir ambos os países durante anos. Em suas últimas ações para incorporar Taiwan a seu território, a China continental realizou inúmeras manobras militares em agosto deste ano, lançando mísseis e disparando peças de artilharia a menos de 150 quilômetros da nação menor. Os analistas acreditavam que as manobras tinham o objetivo de debilitar a posição do presidente de Taiwan, Lee Teng-hui. Ao contrário, essas ações parecem ter fortalecido sua posição junto ao povo de Taiwan.

By BIL PITZER and EARLE HOLLAD

Texto Anterior: Composição química é que dá a cor das pedras preciosas
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.