São Paulo, segunda-feira, 27 de novembro de 1995
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Composição química é que dá a cor das pedras preciosas

KATHY WOLLARD

Como as pedras preciosas se formam e como elas conseguem suas cores? As vitrines das joalherias de hoje em dia são apenas uma parte de uma longa sucessão de seres humanos intrigados com as gemas. Na verdade, tão logo as pessoas começaram a escrever, a gemas eram mencionadas. Pegue uma ametista roxa, por exemplo. O nome dessa pedra vem da palavra grega "améthystos". Surpreendentemente "améthystos" não significa roxo, como era de se esperar. Ao contrário, a palavra significa "sem embriaguez".
Por que essa relação com o álcool? Nas lendas gregas existe a ninfa Amethysta. O deus grego do vinho, Baco, estava apaixonado por Amethysta. Para protegê-la de Baco, Diana, a rainha da caça, transformou-a em um pedra brilhante. Triste, mas ainda assim apaixonado, Baco derramou vinho sobre Amethysta, quando ela ainda estava transformada em pedra e a tingiu de violeta.
Foi como, diz a lenda, a ametista conseguiu sua cor. E esse é o motivo pelo qual, de acordo com a mitologia, a pedra teria poderes para deixar um bêbado, sóbrio. Acreditando nesse poder, os soldados egípcios usavam ametistas para ficar calmos e tranquilos.
De onde vem a ametista? Você sabe que o quartzo pode ser achado brilhando em pedras ordinárias. A ametista é uma espécie de quartzo. O que a faz violeta não é o vinho de Baco, mas os elementos de manganês e ferro. Misturados ao quartzo, eles dão cor aos cristais. A cor vai desde o azul até o violeta da ametista.
Como a ametista, a maioria das gemas é mineral. Há algumas exceções, entretanto. Pérolas crescem sobre areia ou outras partes de uma concha. O âmbar é formado a partir de antigas resinas, endurecidas até se tornar um fóssil com o passar dos séculos. Mas quando as pessoas dizem gemas, elas se referem, em geral, a rubi vermelhos, esmeraldas verdes, diamantes brancos e todo o resto do arco-íris de pedras brilhantes, que usamos em anéis, colares e pulseiras.
Gemas se formam sob o solo, quando a Terra e o calor conspiram de um jeito muito especial. Com a presença dos minerais certos, diamantes, safiras e granadas podem se cristalizar em rocha líquida e quente, sob grande pressão. Algumas pedras, como o rubi, podem se formar quando a rocha líquida passa para o estado sólido, mudando e recristalizando os minerais que estão juntos.
A variedade de cores depende principalmente da diferença de composições. Tudo depende de quantos elementos diferentes são absorvidos e de quanto refletem as ondas de luz em cores.
O que geralmente libera o brilho translúcido de uma pedra preciosa é seu corte. Cortando os lados da pedra em muitas faces, a luz é "dobrada" e refletida dentro da pedra e retorna aos olhos de quem olha. Então vemos reflexos e cores brilhantes. A pedra parece ter luz própria.

PERGUNTAS PARA KATHY WOLLARD devem ser enviadas em inglês para: P.O.Box 4564, Grand Central Station, New York, N.Y. 10163.

Texto Anterior: "Vítimas da moda não tem personalidade"
Próximo Texto: TAIWAN FAZ PARTE DA CHINA?
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.