São Paulo, segunda-feira, 27 de novembro de 1995
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Filme nacional estreou sexta

DA REPORTAGEM LOCAL

Nem sempre o aeroporto é a melhor saída para os problemas do país. O filme "Terra Estrangeira", de Walter Salles Jr. e Daniela Thomas, mostra que deixar o Brasil em busca de vida melhor pode resultar em experiência amarga.
O filme, que estreou no último fim-de-semana, narra as aventuras de dois jovens brasileiros em Portugal. Um deles, Paco (interpretado por Fernando Alves Pinto), é um rapaz tímido e monossilábico de 21 anos.
Depois da morte de sua mãe -fulminada por um infarto ao ver na TV a notícia do bloqueio das poupanças por Collor-, ele recebe convite para ir à Europa.
Sem saber, o jovem acaba sendo usado por contrabistas, intermediando um transporte de jóias para Portugal.
Lá chegando, Paco encontra Alex (Fernanda Torres), brasileira que tenta a vida em Portugal e também se vê envolvida no contrabando. Enquanto tentam fugir dos contrabandistas, Paco e Alex vivem um caso de amor.
Filmado em preto-e-branco, o filme tem a abordagem áspera (tipo "relato nu e cru") que o tema sugere.
Mas a direção do filme acerta ao compensar essa dose de amargura com o clima poético criado principalmente por uma fotografia que explora bem as locações.

Texto Anterior: FESTIVAL MUNDIAL DO MINUTO 95
Próximo Texto: Helena Arakawa, 15
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.