São Paulo, segunda-feira, 27 de novembro de 1995
Próximo Texto | Índice

Abstenção na Unicamp é a menor desde 87

DA REPORTAGEM LOCAL

A Unicamp (Universidade Estadual de Campinas) registrou o menor índice de abstenção em sua prova de primeira fase desde a criação de seu exame, em 87000.
Faltaram à prova de ontem 2,35% dos 33.510 candidatos inscritos. "Quem se inscreveu neste ano tinha certeza de que queria fazer a prova", disse o coordenador do exame, Jocimar Archangelo.
A prova foi considerada fácil por professores e alunos. Segundo o coordenador de química do Objetivo Vestibulares, Antonio Mário Salles, os candidatos devem ter ficado contentes com a prova.
"As questões foram fáceis, ligadas à vida cotidiana." Os candidatos não precisavam conhecer fórmulas para responder.
O mesmo aconteceu com matemática. "Na questão em que o aluno precisava calcular a área de um triângulo, a fórmula era fornecida no enunciado", diz o professor do Objetivo, Giuseppe Nobilioni.
Física também dispensou a fórmulas e "decoreba". "A prova exigia conhecimentos teóricos mínimos e capacidade de interpretação", diz Eduardo Figueiredo, coordenador de física do cursinho.
História dispensou memorização. "As questões eram conceituais. As datas já estavam no enunciado", diz Francisco Alves da Silva, coordenador de história.
"No ano passado mais de 50% dos alunos tiraram zero nas questões de química. Neste ano, a porcentagem deve ser bem menor."
Segundo o coordenador de biologia, Clésio Morandini, a prova abordou temas atuais. "Foram questões básicas, mas criativas."
Para a professora Vera Lúcia da Costa Antunes, a prova de geografia foi simples, mas não "de graça". "Antes a Unicamp já dava a resposta no enunciado. Esse ano foi diferente."
Segunda fase
As provas da segunda fase acontecem em janeiro. Cada prova é composta por 24 questões dissertativas sobre duas disciplinas (12 cada).
Para ser aprovado, o candidato tem de conseguir um mínimo de 30% de acerto nas chamadas "disciplinas prioritárias".
Para o curso de medicina, por exemplo, as matérias prioritárias são biologia e química.
Será reprovado quem faltar a qualquer uma das provas ou não conseguir 50% dos pontos nas provas específicas de aptidão.

Próximo Texto: Documento causa atraso
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.