São Paulo, segunda-feira, 27 de novembro de 1995
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Estilistas franceses vêm ao Rio para congresso

FERNANDA DA ESCÓSSIA

FERNANDA DA ESCÓSSIA; WAGNER MATHEUS
DA SUCURSAL DO RIO

O mundo fashion do Rio viverá uma semana de ti-ti-ti, com um congresso de moda marcado pela presença dos estilistas, um desfile beneficente de alta costura e a inauguração da Academia Brasileira de Moda.
O 1º Congresso Brasileiro de Moda começa hoje com uma palestra de Hubert Givenchy, o francês que criou roupas para a atriz Audrey Hepburn e para a ex-primeira-dama dos EUA Jacqueline Kennedy, e terá encerramento na quarta-feira.
As palestras acontecerão na Universidade Veiga de Almeida, na Tijuca (zona norte). As inscrições para o congresso custam R$ 120,00, com desconto de 50% para estudantes.
Na quinta-feira, o dominicano radicado nos EUA Oscar de la Renta exibe sua coleção de alta-costura para a primavera-verão 96, apresentada em Nova York há três semanas.
O desfile acontecerá nos salões do Palácio da Cidade, sede da prefeitura (em Botafogo, zona sul do Rio), com renda revertida para o programa de atendimento a crianças carentes da Unesco. O ingresso custa R$ 150,00. Segundo os organizadores, todos os 350 lugares para o desfile foram vendidos na semana passada.
Em entrevista coletiva concedida no sábado, no hotel Meridien (em Copacabana, zona sul do Rio), os franceses Givenchy e Philippe Venet "alfinetaram" o estilista brasileiro Ocimar Versolato, radicado em Paris.
Givenchy disse lamentar o fato de estilistas brasileiros irem para a França "reproduzir uma moda francesa". Venet foi ainda mais direto. "Versolato faz roupas pesadas e ultrapassadas", afirmou.
Givenchy elogiou a iniciativa do instituto de promover um congresso com convidados ilustres no Rio, mas ao mesmo tempo demonstrou pouco entusiasmo com relação a moda brasileira e sua aceitação no exterior.
"Os costureiros que vêm ao Brasil não têm a obrigação de usar o que viram no país em suas coleções", disse o criador do visual "bonequinha de luxo" da atriz Audrey Hepburn.
Diretora do Instituto Zuzu Angel de moda e organizadora do evento, Hildegard Angel, vai aproveitar o congresso para lançar a Academia Brasileira de Moda, formada por 50 especialistas.
Os primeiros cinco membros escolhidos para integrar a Academia foram o carnavalesco Joãozinho Trinta, os jornalistas Fernando Barros e Elza Marzullo, a estilista Mena Fialla e a figurinista Marie-Louise Néri. Eles indicarão outros 45 membros para a academia.

Colaborou Wagner Matheus, free-lance para a Folha

Texto Anterior: Programa será aos sábados
Próximo Texto: Minissérie se rende à grandeza do cinema
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.