São Paulo, terça-feira, 28 de novembro de 1995
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Origem dos cantos é européia

DA AGÊNCIA FOLHA, EM BAURU

As cantigas de roda recuperadas pelo Departamento de Educação de Ourinhos (SP) são consideradas como parte da cultura popular.
O diretor municipal de Educação, Domingos Perino Neto, 55, disse que os autores das canções são desconhecidos e a maioria surgiu há mais de um século.
"As cantigas brasileiras tiveram origem com a imigração de europeus. Na Europa, existem cantigas de roda há séculos e lá isso é cultivado como herança cultural."
Segundo Neto, no Japão também existe um tipo de cantiga de roda, que a comunidade oriental da cidade tenta preservar entre seus descendentes.
Para ele, esse trabalho realizado pela prefeitura é o primeiro do tipo no Brasil. "As pessoas envolvidas com a cultura popular deveriam fazer o mesmo, a fim de preservar essa herança cultural importante para nosso país."
Neto disse que teve a idéia de catalogar as cantigas de roda num livro ao relembrar de sua infância.
"Uma das diversões era brincar nos terreiros e cantar as cantigas. As crianças de hoje passam a maior parte do tempo vendo TV ou brincando com computadores".

Texto Anterior: TRECHOS DE CANTIGAS
Próximo Texto: Ladrão mantém 5 reféns em banco de GO
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.