São Paulo, quarta-feira, 29 de novembro de 1995 |
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Exposição resgata três décadas de Tamayo
FLAVIO CASTELLOTTI
Inicialmente impressionista, Tamayo (1899-1991) foi o maior crítico da denominada escola mexicana, mas não negou sua "mexicanidad". "Muito pelo contrário", afirma a crítica de arte Raquel Tibol. A escola mexicana, cujo maior representante era Diego Rivera, separou-se da academia tradicional com base em objetivos anticolonialistas. A mostra, em cartaz no Centro Cultural de Arte Contemporânea da Cidade do México, traz mais de cem quadros e gravuras, todos das três primeiras décadas de atividade de Tamayo (1920-1950). Em "Duplo Retrato de Rufino e Olga" (1934) e "Venus Fotogênica" (1935), Tamayo retrata sua mulher Olga, com quem viveu dos 35 anos até sua morte, aos 91. Nos quadros estão retratadas as obsessões do artista: cavalos, pássaros, mulheres nuas, lâmpadas e relógios. As duas últimas têm explicação lógica. Tamayo dava aulas de desenho durante o dia, portanto pintou a maioria de seus quadros à noite, na companhia de um relógio e lâmpadas. Influência Apesar de Rivera e Frida Kahlo serem mais conhecidos e melhor cotizados no exterior, foi Tamayo quem construiu a base da arte contemporânea mexicana. A obra de Tamayo sempre esteve orientada por sua própria intuição criativa, ao contrário de Rivera, quem punha grande carga ideológica em seus quadros. Os elementos que mais caracterizam a arte contemporânea mexicana -cores fortes, abstracionismo e temas do "realismo fantástico"- estão muito mais ligados a Tamayo que a Rivera. Ambos pintores nunca foram amigos, mas também não foram inimigos, como sustentam alguns teóricos. A exposição fica na capital mexicana até dezembro e, no ano que vem, irá a Monterrey e EUA. Texto Anterior: 'Colecionistas' abre nova galeria em SP Índice |
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