São Paulo, quarta-feira, 29 de novembro de 1995
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

'Colecionistas' abre nova galeria em SP

DA REDAÇÃO

Coletiva: Artistas Colecionistas
Curadoria: Ivo Mesquita e Stella Teixeira de Barros
Onde: Valu Oria Galeria de Arte (r. Gabriel Monteiro da Silva, 1.403, tel. 011/883-0811 e 881-9703)
Quando: de hoje a 23 de dezembro
Abertura: hoje, às 21h
Horário: de segunda a sexta, das 10h às 19h; aos sábados, das 11h às 14h
Preços: de R$ 600 a R$ 10 mil

Plantas, desenhos, pedras, pautas musicais, panos, vidros, compotas e até óleos sobre tela estão na mostra "Artistas Colecionistas" que inaugura hoje a Valu Oria Galeria de Arte, nos Jardins, em São Paulo.
A exposição traz 23 trabalhos que exploram o tema da coleção com a abordagem de dez artistas contemporâneos: Leonilson, Barrão, Alex Cerveny, Rochelle Costi, Lina Kin, Wesley Duke Lee, Paulo Garcez, Nina Moraes, Mário Rõhnelt e Jeanete Musati.
Para os curadores, Stella Teixeira de Barros e Ivo Mesquita, o procedimento da coleção se aproxima ao da colagem e do "assamblage" usado pelos cubistas e surrealistas.
É também um artifício pop, à medida que "informa sobre os hábitos inflacionados de consumo e acumulação na sociedade (...) e rompe as fronteiras entre a alta e a baixa cultura", segundo o texto que apresenta a mostra.
A exposição tem um quê de ironia: ao agrupar e exibir coleções de artistas, acaba se referindo ao colecionador de arte, público alvo das galerias.
A Valu Oria Galeria de Arte terá área de 200 metros quadrados. Metade do espaço será destinado às mostras temporárias. Além disso, a galeria conta com um sala exclusiva para trabalhos em papel e outra para a exposição do acervo próprio.
A museóloga Valu Oria, que já foi diretora técnica do MAM e já trabalhou em duas bienais, pretende instalar na galeria um núcleo de serviços de avaliação de obras, autenticação, restauração, molduras e vendas.
Além disso, quer tornar o endereço um centro de difusão cultural, com cursos de história da arte, história da música, debates e eventos para crianças.

Texto Anterior: Pinturas do quinto Beatle são expostas nos EUA
Próximo Texto: Exposição resgata três décadas de Tamayo
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.