São Paulo, quinta-feira, 30 de novembro de 1995
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Faria Lima deve ter novo shopping

PATRICIA DECIA
DA REPORTAGEM LOCAL

Um shopping de 77 mil m2 deve ser a primeira grande obra no prolongamento da avenida Faria Lima, no Itaim (zona oeste).
O projeto, de autoria do arquiteto Júlio Neves, será votado hoje em reunião da CNLU (Comissão Normativa de Legislação Urbanística). Será o segundo shopping na avenida, que já abriga o Iguatemi.
Com cinco andares de subsolo, seis pavimentos de lojas e duas torres de 14 andares cada, o novo shopping deve ser construído ao redor da Casa Bandeirista -tombada pelo patrimônio histórico-, no terreno onde existia o sítio Itaim, que deu origem ao bairro.
O projeto está sob influência direta da Operação Urbana Faria Lima, que permite a construção além do estabelecido pela lei de zoneamento por meio da compra de Cepacs (Certificado de Potencial Adicional de Construção).
A CNLU vai apreciar o projeto hoje sem receber os laudos sobre o impacto do empreendimento no trânsito e meio ambiente. O projeto também não foi enviado ao Condephaat (órgão estadual que cuida do patrimônio histórico).
O terreno que deverá abrigar o shopping é considerado sítio arqueológico. Segundo o presidente do Condephaat, José Carlos Ribeiro de Almeida, a obra só pode começar após terminarem as pesquisas arqueológicas.
Para que o proprietário não seja prejudicado com o tombamento do imóvel, uma lei municipal permite que o potencial construtivo do local seja transferido.
Uma das críticas ao projeto é que ele prevê que esse potencial construtivo -três vezes a área do terreno- será edificado no local, preservando-se apenas dez metros em todo o entorno da casa.
Outro problema é quanto ao tráfego. "É contraditório fazer uma obra assim em uma avenida construída para melhorar a fluidez no trânsito", afirmou o vereador Maurício Faria (PT).

LEIA MAIS
Sobre o novo shopping na pag. 2

Texto Anterior: Fundação Abrinq faz entrega de prêmio; O NÚMERO; MEC dá informações pelo tel. 0800-616161
Próximo Texto: Comissão define quanto prefeitura deverá receber
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.