São Paulo, quinta-feira, 30 de novembro de 1995
Texto Anterior | Índice

Drinque já foi remédio caseiro

DA REPORTAGEM LOCAL

Diz-se que a caipirinha surgiu no interior de São Paulo. O nome do drinque seria uma alusão ao nome dado às moradoras da região, as caipiras.
Inicialmente a bebida era usada na medicina caseira. Segundo Derivan Ferreira de Souza, era comum a associação de bebidas alcoólicas a ervas em remédios caseiros.
"Havia uma receita para curar resfriados e problemas respiratórios que usava uma infusão de limão e alho. Alguém adaptou, colocou cachaça e criou a caipirinha."
Os primeiros 50 coquetéis internacionais foram oficialmente criados em 1962, na primeira reunião mundial de coquetelaria internacional.
Segundo o barman, muitos coquetéis, no Brasil, têm sua receita oficial adaptada à cultura e ao paladar locais.
Ele cita o exemplo do "alexander". "No Brasil, a bebida é servida com açúcar e canela. Nos outros países, não tem açúcar e leva noz-moscada."
Outra variação típica do Brasil, onde as pessoas preferem bebidas mais doces, acontece nos coquetéis com sabor "sour" (azedo), que costumam levar suco de limão. "Aqui é o único lugar do mundo em que a borda do copo é coberta com açúcar", diz Souza.

Texto Anterior: Caipirinha vira drinque internacional
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.