São Paulo, quinta-feira, 30 de novembro de 1995
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Antunes mostra 'Transilvânia' em Santos e no interior paulista

DA REPORTAGEM LOCAL

Título: Nas Trilhas da Transilvânia
Direção: Antunes Filho
Cenografia: J.C. Serroni
Elenco: Grupo Macunaíma
Quando: Teatro Municipal Brás Cubas (av. Senador Pinheiro Machado, 48, Santos, tel. 013/233-6086, r. 238)

O diretor Antunes Filho e o grupo Macunaíma apresentam hoje, às 22h, "Nas Trilhas da Transilvânia", no teatro Municipal Brás Cubas, em Santos (72 km de SP).
A apresentação, única na cidade, encerra a 5ª Bienal Nacional de Artes Visuais de Santos. "Nas Trilhas da Transilvânia" inicia depois, em janeiro, uma excursão por cidades do interior do estado.
A peça será mostrada nos finais de semana nas unidades do Sesc em São José do Rio Preto (13 e 14 de janeiro), Campinas (20 e 21), Araraquara (27 e 28) e Bauru (3 e 4 de fevereiro).
Contando com a participação do próprio diretor, no palco, "Nas Trilhas da Transilvânia" foi mostrada uma única vez em São Paulo, no teatro Sesc Pompéia, na primeira semana de novembro.
Em duas partes, o espetáculo apresenta inicialmente alguns exercícios do processo de ensaios do Centro de Pesquisas Teatrais do Sesc, CPT, onde trabalha Antunes Filho, adiantando depois uma possível nova montagem.
A nova montagem, que o diretor ainda não decidiu se vai ser levada ao palco com uma forma definitiva ou se vai ser mantida como está, como um trabalho-em-progresso, já ganhou até título, "Contos de Vampiro".
Nela são apresentados, com grande liberdade, seis quadros cômicos ligados à figura do vampiro, com citações relativas ao teatro e à arte moderna, como aquelas que tratam de Pina Bausch, Tadeusz Kantor e Franz Kafka.
"Nas Trilhas da Transilvânia" não tem diálogos, não tem palavras, a não ser aquelas do próprio Antunes, que representa um coveiro e a própria imagem do diretor de teatro, e o que ele chama de "linguagem ficcional".
"Nova Velha Estória"
A "linguagem ficcional" surgiu num espetáculo anterior do grupo Macunaíma, "Nova Velha Estória" -espetáculo que reestréia mês que vem, no dia 8, para uma curta temporada em São Paulo, no teatro Sesc Anchieta.
"Nova Velha Estória" encena o conto de Chapeuzinho Vermelho, à luz dos trabalhos de autores junguianos, os preferidos do diretor. A peça foi remontada agora para apresentações num festival de Hong Kong, em março.
Antes, Antunes Filho e o cenógrafo J.C. Serroni estarão, em fevereiro, na Índia, em duas cidades ainda não definidas, para um período de pesquisas ligadas ao teatro e à religião.

Texto Anterior: Cultura exibe documentário inédito sobre comunidade negra no Brasil
Próximo Texto: Gaitista Musselwhite cria o 'blues-forró'
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.