São Paulo, quinta-feira, 30 de novembro de 1995
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

John Houston fez a fama da colônia de Mismaloya

FRANCISCO MARTINS DA COSTA
DO ENVIADO ESPECIAL

Na hora de escolher as locações para a filmagem de "A Noite do Iguana", foi John Houston quem decidiu por Puerto Vallarta. Para ele, aquela vila de pescadores seria o cenário ideal para a história.
Mal sabia ele que, com a publicidade e notoriedade que este trecho da costa mexicana ganhou com o filme, a região fosse virar um dos mais badalados "points" de turistas americanos e europeus, que a apelidaram de "Riviera Mexicana".
A maior parte das cenas foi feita na praia de Mismaloya, a 13 quilômetros do centro de Puerto Vallarta, ou PV, como é chamada.
O filme foi um sucesso na época de seu lançamento e chegou a ganhar um Oscar (o de melhor figurino).
Na trama do filme, baseada em uma peça de Tennessee Williams, o personagem vivido por Richard Burton é um ex-seminarista alcoólatra que vira guia de turismo no México e que se envolve com três mulheres, interpretadas por Ava Gardner (de "A Condessa Descalça"), Deborah Kerr (de "A Um Passo da Eternidade") e Sue Lyon (a ninfeta de "Lolita", de Stanley Kubrick).
Com medo de que Burton não resistisse aos encantos de alguma das três fora do set, Elizabeth Taylor foi acompanhar o marido durante as filmagens e se apaixonou pela cidade. Ela e Burton compraram uma casa e, durante anos, foram os hóspedes mais famosos e queridos de PV.
A partir do final de década de 60, a cidade foi "invadida" por americanos que erguiam suas casas de veraneio e por investidores mexicanos e "gringos" que construíram os primeiros resorts da cidade.
No Malecón, a rua que beirava o mar na pacata vila, surgiram elegantes butiques e restaurantes.
A cidade só não ficou totalmente desfigurada porque a prefeitura estabeleceu que todas as casas no centro da cidade, nas vizinhanças do rio Cuale, teriam que ter as paredes pintadas de branco.
A igreja de Nossa Senhora de Guadalupe, no coração de PV, tinha no alto de sua torre uma réplica em grande escala da coroa usada por Carlota, a rainha do México no final do século 19. Em 1994, ela despencou da torre e foi destruída durante um terremoto que chacoalhou a cidade.
Hoje, a colônia de pescadores de Mismaloya deu lugar a alguns hotéis e restaurantes, mas a praia continua tendo uma belíssima vista das rochas de Los Arcos e do pôr-do-sol.
Em 1990, a casa Kimberly, como era conhecida a residência de Burton e Taylor, foi vendida e agora abriga um hotel tipo "Bed & Breakfast".
O filme foi produzido originalmente em preto-e-branco, mas ganhou uma versão colorizada por computador nos anos 80.
(FMC)

Texto Anterior: Filmes consagram praias do Pacífico
Próximo Texto: Culinária tem sabores exóticos
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.