São Paulo, quinta-feira, 30 de novembro de 1995
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

'Mariachis' dão som à cor das praças

DO MÉXICO

Mariachis dão som à cor local das praças
Músicos vivem à espera de festas
A música faz parte do dia-a-dia dos mexicanos. Um dos principais pontos desta manifestação é a praça Garibaldi, no centro da cidade do México. Ali, diariamente estão presentes os grupos de "mariachis", sempre à espera de um convite para animar alguma festa.
No final de semana a música não pára durante as 24 horas do dia, aumentando de intensidade à noite. São dezenas de grupos que se instalam na praça.
Nas casas noturnas da praça, o som também é dos "mariachis", mas enriquecido com danças folclóricas mexicanas.
Um conjunto de "mariachis" é composto de violão, violinos, viola, guitarra, trombeta e harpa -esta última cada vez menos utilizada.
Os "mariachis" surgiram na metade do século 19, em Jalisco, e eram conjuntos que animavam festas de casamentos. A origem da palavra é do francês "mariage" (casamento).
São músicos ambulantes e estão espalhados por todo o país. Com vestimentas típicas, são uma das identificações folclóricas do México. Contam histórias do dia-a-dia dos cidadãos, especialmente os acertos e desacertos amorosos.
A presença dos "mariachis" dá vida à praça Garibaldi. Além das casas norturnas com variadas danças folclóricas, a praça tem um mercado de comidas.
Os hotéis da região passam por reformas. São pequenos, mas confortáveis e acessíveis (US$ 40 por dia), como ocorre com os da rua Holanda, um calçadão ligado à praça Garibaldi.

Texto Anterior: Tlaxcala guarda os restos da colonização
Próximo Texto: Cacaxtala derruba mitos sobre o passado
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.