São Paulo, sábado, 2 de dezembro de 1995![]() |
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Shopping se enfeita com lixo reciclado
LUIS HENRIQUE AMARAL
Latinhas de cerveja e de refrigerante, jornais velhos e papelão são usados para fazer árvores de Natal. A inusitada decoração não tem o objetivo de economizar dinheiro com arranjos menos sofisticados. Trata-se, na verdade, de uma opção pela educação ambiental, que o shopping adotou como estratégia de marketing e que não vai se limitar ao Natal. O shopping fica em Santo Amaro (zona sul) e já possui uma estação de reciclagem de lixo. A partir do ano que vem, a estação estará aberta para a visita de escolas interessadas em conhecer os conceitos de reciclagem. A usina separa do lixo os materiais recicláveis (plástico, papel, vidro e metal), que são vendidos para empresas que reaproveitam o material. Antes da estação, que começou a funcionar há dois meses, todo esse material era recolhido por empresas particulares, uma vez que a prefeitura não recolhe o lixo dos chamados "grande geradores", como restaurantes e hotéis. Com a estação, o gasto do shopping com as empresas que recolhiam seu lixo caiu de R$ 18 mil para R$ 9.000 por mês. Além das árvores de Natal, a decoração inclui uma "casinha reciclada", onde as crianças aprendem como separar o material reaproveitável do lixo. Tem ainda uma "minicidade poluída", que ensina quanto tempo alguns materiais jogados no meio ambiente demoram para se degradar e voltar à natureza. Na visita, as crianças ainda podem aprender como fazer papel reciclado. Para explicar os conceitos de reciclagem, o SP Market está organizando palestras com técnicos da Cetesb (Companhia Estadual de Tecnologia Ambiental). Segundo o gerente-geral do shopping, Sylvio Carvalho Netto, "a idéia é conjugar a economia trazida pela reciclagem do lixo com um projeto ecológico". Texto Anterior: Diretor de publicidade leva susto ao pagar conta Próximo Texto: Decoração custou R$ 80 mil Índice |
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