São Paulo, domingo, 3 de dezembro de 1995
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Colírio pode aumentar pressão

JAIRO BOUER
ESPECIAL PARA A FOLHA

O glaucoma pode ser desencadeado pelo uso de colírios que contenham a medicação cortisona.
Esse tipo de colírio é vendido sem receita médica na maioria das farmácias do país.
A cortisona é um potente antiinflamatório, que produz alívio de sintomas oculares como dor, irritação, vermelhidão e sensação de areia dentro dos olhos.
O problema é que essa substância pode aumentar a quantidade de líquido dentro dos olhos e causar uma elevação da pressão intra-ocular.
O oftalmologista Virgílio Centurion explica que, apesar de seus efeitos benéficos, os colírios com cortisona só devem ser usados sob supervisão do oftalmologista e por um período de tempo limitado.
Em geral, eles são empregados em conjuntivites (inflamações dos olhos), em associação com outros tipos de colírios, para diminuir a sensação de desconforto visual.
Segundo Centurion, como a maior parte das pessoas não sabe qual é a composição exata dos colírios vendidos em farmácia para "limpar" os olhos, o melhor é que se evite o uso desses produtos.
Os únicos colírios que podem ser usados para "lavar" e umidificar os olhos sem maiores riscos são os que funcionam como uma espécie de lágrima artificial.
(JB)

Texto Anterior: Bancário diz que não teve nenhum sintoma da doença
Próximo Texto: Doença pode causar crises ou ficar 'escondida'
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.