São Paulo, domingo, 3 de dezembro de 1995
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Doença pode causar crises ou ficar 'escondida'

JAIRO BOUER
ESPECIAL PARA A FOLHA

Cerca de 70% dos portadores de glaucoma apresentam uma forma da doença (glaucoma de ângulo aberto) que não produz, na maioria das vezes, nenhum sintoma.
Essas são as pessoas que correm maior risco de desenvolver complicações (perda progressiva da visão), porque não sabem que estão com a pressão elevada.
Quando os sintomas aparecem, eles são pouco específicos. Dores na cabeça e nos olhos e um incômodo visual ao focalizar pontos de luz à noite são os mais comuns.
Só 25% dos pacientes com glaucoma têm uma forma da doença que pode se manifestar de modo mais dramático (glaucoma de ângulo fechado).
Por um problema anatômico, a simples dilatação da pupila pode bloquear a drenagem de humor aquoso de forma súbita e desencadear uma crise aguda de glaucoma.
Assim, uma pessoa que vai ao cinema (a pupila fica dilatada durante toda a sessão pela escuridão da sala) ou dilata a pupila no médico sem checar a pressão antes pode ter uma dessas crises.
Os sintomas da crise aguda são fortes: dor violenta nos olhos, visão turva e com halos coloridos, náuseas e vômitos.
Nesses casos, a pessoa acaba correndo para um pronto-socorro ou oftalmologista, tem tratamento imediato e dificilmente perde a visão. A crise funciona mais como uma espécie de alarme de que o problema existe.
Novos tratamentos
Novos tratamentos para o glaucoma prometem ampliar o leque de opções para os pacientes.
Uma das novidades são os ciclos destrutivos do local onde o humor aquoso é produzido. Uma pequena fibra óptica é introduzida dentro do olho e levada até a região do corpo ciliar.
Com o auxílio de um laser de diodo, pequenas áreas do corpo ciliar são eliminadas. Diminui a produção de líquido dentro do olho e a pressão intra-ocular cai.
(JB)

Texto Anterior: Colírio pode aumentar pressão
Próximo Texto: Hospital do câncer completa 40 anos; A FRASE; O NÚMERO; Doença pulmonar tem nova forma de estudo; Perspectiva de sobrevida é boa para americanos; Médico é condenado por receber comissão
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.