São Paulo, domingo, 3 de dezembro de 1995
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Como vai ser

SÍLVIO LANCELLOTTI

Nos bastidores, começa precisamente amanhã a Copa de 1998. Dignitários da Fifa e representantes do país organizador, a França, iniciam em Paris os procedimentos de montagem da grande festa que acontecerá no próximo dia 12, na "Cidade Luz" -o sorteio das eliminatórias do torneio.
Embora as regras prevejam 30 vagas, além das asseguradas à anfitriã e ao Brasil, o campeão de 94, serão as eliminatórias mais difíceis de todos os tempos, pelo número das nações em contenção.
Oficialmente, 168 seleções disputarão as vagas disponíveis. Esta coluna antecipa -em uma semana- os procedimentos que regerão as eliminatórias.
A Europa ostentará 48 disputantes, inclusive a Iugoslávia e a Bósnia, que não participaram das etapas de qualificação ao Euro-96, em busca de 14 passaportes. As equipes se distribuirão em seis grupos de cinco e três chaves de seis. Estarão classificados os nove campeões e mais o melhor dos segundos -no caso, apenas considerados os resultados entre os quatro melhores de cada série.
Para a definição das quatro vagas restantes, os outros oito segundos, sempre considerados, apenas, os resultados entre os quatro melhores de cada série, decidem sua sorte em confrontos diretos, dois a dois, em campo neutro. As eliminatórias na Europa ocorrerão entre março de 96 e novembro de 97.
Dos 36 inscritos da África, quatro serão cabeças-de-série: Camarões, Egito, Nigéria e Marrocos. A eles se agregarão outros 16 times, sobreviventes de uma pré-qualificação. Se formarão cinco grupos de quatro, que levarão à França os seus campeões depois de jogos entre junho de 96 e agosto de 97.
Os nove da América do Sul se engajarão num campeonato de pontos corridos, entre abril de 96 e novembro de 97. Sobrarão as quatro melhores nações.
Com 29 times, a Concacaf já definiu os seus cabeças-de-série: Canadá, Costa Rica, El Salvador, EUA, Honduras e México, que formarão dois grupos de seis com os sobreviventes das pré-eliminatórias da América Central, dois, e do Caribe, quatro. Entre março de 96 e novembro de 97 se definirão os três classificados.
Na Ásia, a briga envolverá 36 inscritos em 8 chaves regionais. Os oito campeões decidirão, em território neutro, entre janeiro e novembro de 97, os seus três primeiros, garantidos na França. O quarto da Ásia ainda batalhará por uma última vaga com o campeão dos dez inscritos da Oceania.

Texto Anterior: É gostoso vermos esse Santos em campo
Próximo Texto: Notas
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.