São Paulo, domingo, 3 de dezembro de 1995
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Volvo 850 Turbo oferece esportividade e segurança

DA REDAÇÃO

Perua Volvo 850 Turbo é esportiva e segura
A perua Volvo 850 Turbo é uma verdadeira destruidora de mitos. O primeiro a ser desmentido é o de que peruas não podem ser esportivas. A 850 anda na frente da maioria dos cupês e sedãs de alto desempenho.
Com 222 cavalos-vapor, seu motor é mais potente que o do Alfa-Romeo 164 24V (tem 215 cv).
Ela mostra também que a Volvo não é uma fábrica preocupada apenas com segurança. O desempenho é o principal chamariz da 850 -mesmo assim, ela está recheada de mecanismos de proteção.
A Volvo chega ao requinte de colocar uma poltroninha para crianças embutida no centro do banco traseiro.
Câmbio automático tira boa parte do prazer ao guiar um carro rápido, certo? Errado, segundo a Volvo. O câmbio da 850, apesar de não ser tão bom como o da linha 960 -de carros maiores e mais caros-, é ótimo.
Permite que a perua seja muito veloz em acelerações e quase imbatível em retomadas -situação típica de ultrapassagens.
Ela também prova que peruas podem ser muito equilibradas em curvas e frenagens.
Seu ótimo desenho demonstra que a Volvo não é tão conservadora em suas carrocerias.
A 850 só não consegue fazer milagres. Exigida a fundo, em piso ruim, ela mostra que tem saudade do asfalto impecável da Europa.
Lombadas, valetas acentuadas e as malprojetadas guias rebaixadas das ruas brasileiras também não estão na lista de lugares pelos quais a 850 goste de passar.
O "bico" longo e baixo do carro raspa com muita facilidade.
Outro defeito comum às peruas -a visibilidade traseira pior- se repete na 850. Além do teto longo e das colunas largas, os encostos de cabeça, maciços, são grandes demais.
Fora isso, não há fontes de desconforto na perua. O acabamento é ótimo, e o sistema de som funciona bem.
Linha 96
A Folha também avaliou os modelos 850 e 960 da linha 96, que sofreram algumas modificações no sistema de segurança e de injeção eletrônica de combustível.
O sistema de freios ABS, que evita o travamento das rodas em freadas bruscas, passa a ter dispositivo, controlado eletronicamente, que aumenta a sua eficiência.
Com a nova injeção eletrônica multiponto (Motronic 4.4, em substituição à 4.3) o sistema de alimentação do motor também ficou mais eficiente, o que permitiu melhor controle de emissão de poluentes.

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