São Paulo, domingo, 3 de dezembro de 1995
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Disputa entre modelos de grande porte esquenta com novos motores

DA REDAÇÃO

O motor de 4.913 centímetros cúbicos (cc) usado na F-1.000 a gasolina é novidade no Brasil. Nos EUA, segundo Herivelto de Sousa, supervisor de marketing da Ford, é o motor mais vendido.
Lá, ele equipa 85% das 690 mil picapes da linha F de picapes da Ford -os veículos mais vendidos no mercado norte-americano.
A nova motorização -acoplada a um câmbio de cinco marchas feito pela Mazda, com carcaça de alumínio- é a arma da Ford para tentar minar a liderança da Chevrolet no segmento de picapes pesadas no Brasil.
Sousa estima crescimento da participação da Ford para 40% do total de picapes grandes vendidas no país (são 30% hoje, contra 60% da Chevrolet).
Só que a Chevrolet não pretende ceder mercado com tanta facilidade. A C20, concorrente direta da F-1.000, vai ganhar injeção eletrônica, ficando com potência pouco inferior à da rival -141 cavalos-vapor (cv), contra 148 cv da F-1.000).
A entrada em massa das picapes médias -especialmente a Chevrolet S10- derrubou as vendas dos modelos maiores.
Em 92, as picapes pesadas eram 26,9% do total de picapes vendidas no Brasil, passando a 16,5% em 94 e a 12,2% este ano.
O novo motor da Ford é uma tentativa de ganhar terreno no setor de picapes. A fábrica espera que a maior suavidade de funcionamento atraia compradores.

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