São Paulo, terça-feira, 5 de dezembro de 1995
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Santos enfrenta 'futebol pragmático'

VALMIR STORTI; JOÃO CARLOS ASSUMPÇÃO
DA REPORTAGEM LOCAL

Único semifinalista que já conquistou o Campeonato Brasileiro, o Fluminense enfrentará o Santos nas semifinais com seu "futebol de resultados".
A forma de jogar do Fluminense destoa completamente da dos outros semifinalistas.
Com o pior aproveitamento de passes do campeonato e a pior média de finalizações por partida, é o penúltimo colocado entre os ataques, enquanto Santos, Botafogo e Cruzeiro, são os três melhores.
Esse quadro poderá ser alterado nas semifinais. Entre os classificados, o goleiro Edinho, do Santos, é o que mais vezes trabalha, além de ser o mais vazado.
Quando jogam contra o Santos, as equipes finalizam 14 vezes, das quais 5,74 são certas.
O Fluminense, no entanto, defende-se de forma compacta, o que dificulta a entrada do adversário em sua área -a jogada mais explorada pelos santistas.
Os adversários do Fluminense conseguem chutar 16 vezes a gol, mas apenas 4,4 vezes na direção certa, por serem chutes longos, de fora da área.
Santos e Fluminense farão ainda os jogos do melhor ataque contra a melhor defesa do Brasileiro.
O time paulista marcou 44 gols e sofreu 31 em 23 jogos, um contraste com o desempenho do Fluminense, que é pouco eficiente no ataque (19 gols) e tem uma forte defesa, que levou 16 gols, em 23 jogos (média de 0,70).
O time treinado por Cabralzinho finaliza, em média, 16 vezes por jogo, das quais 7 são certas, contra 11 chutes a gol dados pelo Fluminense, com apenas 5 certos.
A equipe carioca, por outro lado, destaca-se nos desarmes, fazendo 160 por partida, o terceiro melhor índice do campeonato, contra 142 do Santos.
Não só o desempenho do Santos, mas também os de Botafogo e Cruzeiro, os outros semifinalistas da competição, foram superiores ao da equipe dirigida por Joel Santana na fase classificatória.
Na classificação geral, o Santos foi o primeiro colocado (com 46), o Botafogo, o terceiro (45 pontos), e o Cruzeiro, o quinto (39 pontos).
O Fluminense, por sua vez, ficou no bloco intermediário, no décimo primeiro lugar.
Apesar de ter sido campeão do Grupo B no primeiro turno, teve campanha mais fraca do que Palmeiras, Bragantino, Atlético-MG, Internacional, Portuguesa, Goiás e Juventude.
Para chegar à final, o Fluminense, que se classificou no primeiro turno e terminou o segundo como nono colocado do Grupo B, terá que superar a vantagem do Santos.
Se os paulistas vencerem um jogo e os cariocas outro, pela mesma diferença de gols, ou havendo dois empates, a vaga é do Santos.

Texto Anterior: Corinthians divulga hoje lista de dispensa; Milan lidera ranking mundial de clubes; Benfica joga com Bayern pela Uefa; Universidad ganha o Campeonato Chileno; Uruguaios pedem Francescoli de volta; Copenhague quer abrigar Jogos de 2004; Jogos de Inverno de 98 estão ameaçados
Próximo Texto: Média de gols é a 5ª da história
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.