São Paulo, terça-feira, 5 de dezembro de 1995
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Substâncias naturais combatem Aids

DAS AGÊNCIAS INTERNACIONAIS

Duas descobertas que serão publicadas esta semana podem explicar como o organismo se defende da Aids e por que a doença não se manifesta por mais de dez anos em alguns infectados pelo HIV.
As pesquisas foram realizadas separadamente pelas equipes de Robert Gallo, da Universidade de Maryland (EUA), e de Reinhardt Kurth, do Instituto Paul Ehrlich, em Langen (Alemanha).
O imunólogo italiano Fernando Aiuti anunciou ontem em Roma os achados de Gallo e Kurth, na Conferência Internacional sobre Aids e Doenças Relacionadas.
As pesquisas serão publicados esta semana nas duas revistas científicas de maior prestígio no mundo: Gallo publica na americana "Science"; Kurth, na britânica "Nature".
Segundo Aiuti, Gallo e Kurth identificaram "fatores supressores do vírus", substâncias capazes de deter a infecção pelo HIV nas fases iniciais e, possivelmente, de impedir o surgimento da Aids em alguns pacientes.
Os fatores descritos pela equipe de Gallo são produzidos por uma classe de células que combatem infecções conhecidas como CD8.
Sabe-se que o HIV ataca o sistema de defesa do organismo destruindo células de defesa chamadas CD4, mas as células CD8 são capazes de deter o processo de destruição das CD4.
Ativar as células CD8 seria, portanto, um meio de combater o HIV. Mas o mecanismo por trás da proteção gerada por essas células nunca foi claro para os cientistas.
Agora Gallo revela várias substâncias da célula que poderiam gerar a proteção. A descoberta pode levar a estratégias totalmente inéditas de combate à Aids.
Entre as substâncias, estão proteínas que influem no movimento celular (quimiocinas). Em laboratório, a ação de vários tipos de HIV e do SIV (vírus que causa doença similar à Aids em macacos) em células infectadas foi inibida por três quimiocinas.
Kurth descobriu que uma proteína chamada interleucina-16 é capaz de bloquear a ação de vírus como o HIV e o SIV.

Texto Anterior: Argentina faz nova busca entre militares suspeitos de terrorismo
Próximo Texto: Equipe faz transplante de medula para feto
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.