São Paulo, terça-feira, 5 de dezembro de 1995
Próximo Texto | Índice

Não dá para não investir

A Folha inaugurou ontem o seu novo parque gráfico. Trata-se de um investimento expressivo que, em breve, deverá ampliar em muito a capacidade de impressão do jornal e, o que é igualmente importante, permitir a utilização de cores em todas as suas páginas. Além disso, a Folha deverá também ganhar mais agilidade jornalística.
Essa iniciativa é uma aposta, e pesada, no futuro do Brasil. Com todos os anos de turbulência por que passou a economia e, mesmo agora, com as restrições impostas pela imperiosa necessidade de assegurar a continuidade do sucesso do Plano Real, muitos investimentos foram adiados.
Porém, quando se olha em perspectiva, o país mudou muito, e para melhor. Das trevas do autoritarismo à plena democracia, da hiperinflação crônica à incipiente estabilização monetária, a situação nacional vai, ainda que muito mais lentamente do que o que seria desejável, melhorando.
A Folha, na medida de suas forças e sempre aberta a posições divergentes, acredita ter dado alguma colaboração a esse processo. Foi assim que, entre outras iniciativas, apoiou as diretas, o impeachment de Collor e o Plano Real.
Não se devem, porém, nutrir ilusões. Os desafios do país são ainda imensos. No campo específico do jornalismo, basta lembrar que o número de analfabetos, pelos frágeis critérios do IBGE, ainda alcança surpreendentes 23% da população. Um trabalhador que ganha salário mínimo, saiba ler e desejasse comprar a Folha todos os dias para manter-se informado comprometeria mais de 1/3 de sua renda.
A Folha não está pois apenas comprando novas máquinas para conseguir produzir mais e melhor. Ela está também confiando no futuro do país e renovando seu compromisso com os seus leitores de procurar praticar um jornalismo cada vez melhor dentro dos princípios de pluralismo, apartidarismo e crítica que sempre a orientaram.

Próximo Texto: Sem medo de se fundir
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.