São Paulo, quarta-feira, 6 de dezembro de 1995
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Vacina em cães pode ajudar humanos

DA REPORTAGEM LOCAL

Pesquisadores dos EUA descobriram uma vacina capaz de proteger cães de um vírus do tipo papilomavírus. O estudo foi publicado na revista da Academia Nacional de Ciências dos EUA.
Segundo o estudo, o experimento vai ajudar no desenvolvimento de uma vacina contra vírus semelhante em seres humanos, o papilomavírus humano (HPV).
O papilomavírus oral canino (COPV) é um vírus semelhante ao que provoca, no homem, um tipo de verruga nos órgãos sexuais.
A doença, conhecida como condiloma e transmitida por relações sexuais, está ligada, em mulheres, a câncer no colo do útero e é uma das doenças favorecidas pela Aids.
Os cientistas, da empresa MedImunne, identificaram o principal ingrediente da capa que envolve os vírus, uma proteína chamada L1.
A capa envolve o material genético do vírus e o protege contra as células de defesa do organismo.
Os pesquisadores usaram técnicas de engenharia genética e conseguiram fazer com que células de insetos produzissem a L1. Depois disso, imunizaram cães beagles.
Segundo os pesquisadores, os animais tornaram-se completamente resistentes ao vírus.
O soro dos animais vacinados também foi aplicado em outros cães. Os beagles vacinados com o soro também tornaram-se resistentes ao papiloma canino.
Não há nenhuma vacina contra o HPV humano. Os tratamentos atuais se baseiam na remoção da verruga genital por meio de laser, cirurgia ou ácidos. O paciente tem de fazer controle periódico.

Texto Anterior: Sociólogo premiado está ameaçado de morte
Próximo Texto: Ataque genital vitima meninos dos EUA
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.