São Paulo, quarta-feira, 6 de dezembro de 1995 |
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Pepsi lança novo refrigerante
MÁRCIA DE CHIARA
A Pepsi anunciou ontem que pretende construir novas fábricas no Paraná e na região Nordeste em 96, além das unidades de Contagem (MG), Londrina (PR) e Goiânia (GO), com inauguração prevista para 96, e das 14 fábricas em produção. A companhia acaba de entrar no mercado de guaranás. Depois de três anos de estudos, a Pepsi lançou ontem, no Estado de São Paulo, o Kas Guaraná. O produto entra no mercado em quatro versões: original e nos sabores acerola, pêssego e maracujá. Foram investidos no projeto R$ 6 milhões e a empresa reservou mais R$ 10 milhões para serem gastos em 96. Na segunda quinzena deste mês, o guaraná chega ao Rio; em janeiro, a Porto Alegre (RS) e nas demais praças, no primeiro semestre de 96. Há planos de exportar o produto para Europa e Austrália e a empresa testa um guaraná com sabor específico para o mercado dos EUA. O nome Kas, de origem espanhola, já existe na Espanha e no México. "Queremos superar a Antarctica na venda de refrigerantes e ser a segunda companhia do Brasil", diz Gianni Pieraccioni, presidente da Pepsi-Cola Brasil, sem determinar prazos. A reinvestida da Pepsi no mercado de refrigerantes começou há um ano, quando a empresa injetou US$ 450 milhões -o mesmo valor previsto para 96-, na construção de três fábricas e entregou 70% da distribuição para a Baesa. Essa franqueada responde por 70% da distribuição: na região Sul, em São Paulo e no Rio de Janeiro. Pesquisa da Nielsen mostra que a fatia da Pepsi nessas áreas praticamente dobrou. Em dezembro de 94, ela detinha 6,9% das vendas de refrigerantes; em setembro, 12,3%. Antarctica A Antarctica, líder do mercado, fecha 95 com crescimento de 34% nas vendas de guaraná em relação ao ano anterior. Nos últimos 12 meses, a empresa comercializou 927 milhões de litros. Para 96, a sua meta de crescimento é de 20%, enquanto o mercado deve registrar aumento de 15% sobre 95. Os números foram divulgados ontem por Francisco dos Santos, gerente de marketing da Antarctica. Segundo ele, a empresa não se vê ameaçada com a investida da Pepsi. "Eles estão fazendo uma salada de frutas", diz Santos, ao se referir ao guaraná com sabor lançado pelo concorrente. Texto Anterior: Comércio deve vender 12% menos Próximo Texto: OS PRÓS E OS CONTRAS DAS ÂNCORAS Índice |
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