São Paulo, quarta-feira, 6 de dezembro de 1995
Texto Anterior | Índice

Sion e Roditi inauguram novo espaço

CARLOS CALADO
ESPECIAL PARA A FOLHA

O saxofonista e compositor Roberto Sion, 49, inaugura hoje um novo espaço musical em São Paulo, com um concerto de jazz diferente dos habituais.
Na estréia da série "Encontros Musicais Ca'd'Oro", no teatro do hotel homônimo, Sion introduz o trompetista e compositor carioca Cláudio Roditi, 49.
Radicado desde os anos 70 nos EUA, onde é considerado um dos melhores em seu instrumento, Roditi já atuou ao lado de vários astros do jazz, como Dizzy Gillespie, McCoy Tyner e Tito Puente.
"Vou desempenhar o papel de mestre de cerimônias. O centro do show é mesmo o Cláudio", diz Sion que, em 35 anos de carreira, acumula trabalhos ao lado de Tom Jobim, de Vinicius de Moraes e da banda Pau Brasil, entre outros.
Em tom de bate-papo, Sion vai comentar rapidamente trechos dos arranjos que escreveu para o show. Ou mesmo introduzir à platéia os efeitos possíveis de serem extraídos de um trompete.
"A idéia é usar um certo didatismo, mas sem exagerar", diz o saxofonista, que escolheu "Adeus" (de Edu Lobo), "Estamos Aí" (de Maurício Einhorn) e "Giant Steps" (de John Coltrane).
Para tocar esses números, também estarão no palco os trompetistas Walmir Gil, Nahor Gomes, Mauro Boin e Júnior Galante, além de Evaldo Soares (piano), Itamar Assunção (baixo) e Lilian Carmona (bateria).
Na segunda parte do concerto, essa mesma seção rítmica acompanha Roditi, em sua apresentação. O concerto termina com todos no palco, em arranjo que Sion escreveu para "Gemini Man", composição de Roditi.
A série "Encontros Musicais Ca'd'Oro" prossegue na próxima quarta-feira com o concerto "Uma Breve História do Jazz". Nele, Sion introduz o pianista Nelson Ayres, seu parceiro frequente nas últimas três décadas.
Nessa noite, acompanhando Sion e Nelson Ayres, também estarão os saxofonistas Hector Costita e Nailor Azevedo.
Segundo a produtora Elizabeth Sorrentino, a série deve continuar em 96. Além das apresentações no hotel, a intenção é organizar concertos com orquestra, provavelmente no Memorial da América Latina, a preços populares.
Esses planos também incluem a vinda de jazzistas estrangeiros, que a produtora prefere anunciar só com os contratos fechados.

Show: O Trompete no Jazz
Apresentador: Roberto Sion
Convidado: Cláudio Roditi
Quando: hoje, às 21h
Onde: Ca'd'Oro (r. Augusta, 129, tel. 011/256-8011, Bela Vista, região central de São Paulo)
Quanto: R$ 55,00 (inclui coquetel e estacionamento)

Texto Anterior: Cidade ganha 'fachadas imaginárias' em 96
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.