São Paulo, quarta-feira, 6 de dezembro de 1995 |
Texto Anterior |
Próximo Texto |
Índice
Soft ensina a telefonar
FERNANDO ROSSETTI
O Eurocentres está lançando no país um CD-ROM para treinamento de pessoal em uma das atividades mais difíceis para aprendizes de uma nova língua: falar ao telefone; no caso, em inglês britânico. O software é velho em termos de informática. Foi lançado em 1990, na Suíça, sede do Eurocentres -escola de idiomas que leva o aluno para aprender a língua no país em que é falada. Também é caro, mais voltado para outras escolas do que para usuários individuais: R$ 171,20. A antiguidade do CD é responsável pela maioria de suas falhas: é lento, pobre de imagens e não programa o computador para gravar a fala do aluno -uma limitação grave no ensino de diálogos. A solução é associar um gravador ao computador. Mas, pedagogicamente, é um programa de estudo completo e bem estruturado: apresenta praticamente todos os modelos de conversa telefônica, com diversas variações -do mais formal ao informal- e muitos personagens. Divide-se em três partes: "Introdução", "Exercícios" e "Estimulação". Tudo é apresentado em inglês, com legendas opcionais. Destacam-se os exercícios que ensinam a escrever bilhetes a partir da conversa -o que explica o nome do CD, "Getting the Message" -entendendo o recado. (FR) ONDE ENCONTRAR EUROCENTRES/KEY SERVICES: tel. (011) 872-0125 Texto Anterior: Dicionário é fácil de usar Próximo Texto: Soft de baixo custo faz edição de imagem Índice |
Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress. |