São Paulo, sexta-feira, 8 de dezembro de 1995
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

FHC promete que vai acatar a decisão do Senado sobre contrato

CLÁUDIA TREVISAN
DA ENVIADA ESPECIAL AO URUGUAI

O governo vai acatar a decisão do Senado sobre o Sivam. A declaração foi feita ontem, no Uruguai, pelo presidente Fernando Henrique Cardoso.
FHC disse que isso ocorrerá mesmo que o Senado condene o projeto por razões eminentemente políticas, e não técnicas. "Não tenho como não aceitar. O Senado resolveu, está resolvido."
Segundo FHC, o Congresso pode apontar uma das seguintes falhas no Sivam: 1) irregularidades técnicas, 2) ausência de necessidade e 3) corrupção. "Qualquer desses três elementos fará o governo mudar o projeto", afirmou.
Mesmo admitindo a possibilidade de revisão, FHC defendeu a regularidade do processo que levou à escolha da empresa norte-americana Raytheon.
O presidente afirmou que, até agora, não surgiu nenhuma irregularidade que comprometa o projeto. E ironizou: "Suspeita do quê? Está com gripe? Deu gripe no Sivam? Tem de dizer objetivamente qual é a questão."
As explicações sobre o caso Sivam, disse FHC, serão dadas pelo ministro da Aeronáutica, Lélio Lôbo. FHC observou que não era presidente à época da assinatura do contrato com a Raytheon (1994) nem participou da seleção da empresa, mas ressaltou: "Eu confio na Aeronáutica".
A prioridade do governo agora, de acordo com FHC, é esclarecer a população sobre o projeto, tarefa que caberá à Aeronáutica. "Ninguém sabe o que é Sivam. Fala-se de Sivam como uma sigla mágica", disse.

Texto Anterior: Procuradores acirram crise no Ministério Público
Próximo Texto: Supercomissão não tentará mudar contrato
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.