São Paulo, sexta-feira, 8 de dezembro de 1995
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

AL abre mão de banco para recorrer ao Proer

DA SUCURSAL DE BRASÍLIA

O governador de Alagoas, Divaldo Suruagy (PMDB), está disposto a abrir mão do controle acionário do banco do Estado (Produban) e, com isso, ter acesso às linhas de financiamento do Proer (Programa de Estímulo à Reestruturação e ao Fortalecimento do Sistema Financeiro Nacional).
Ontem, Suruagy apresentou a proposta de divisão do controle acionário do Produban ao presidente do Banco Central, Gustavo Loyola: 40% ficariam com o governo do Estado, 40% seriam vendidos para o setor privado e 20% para a fundação dos funcionários do banco estadual alagoano.
Com a transferência do controle acionário para o setor privado e para a fundação dos funcionários, o Produban poderá obter as linhas de crédito especiais com juros subsidiados por meio dos novos controladores, conforme a MP (medida provisória) das fusões e incorporações bancárias.
O BC vai contratar uma empresa de consultoria para verificar a aceitação das ações do Produban no mercado, afirmou Suruagy. Segundo ele, só depois disso é que poderá ser iniciada uma negociação efetiva para privatizá-lo.
As garantias para obter empréstimos, segundo o governador, deverão ser acertadas com os interessados em comprar parte do banco.
"Nosso objetivo é sanear o banco e acabar com a administração especial do BC", disse.
O Produban está sob Raet (Regime de Administração Especial Temporária) desde o dia 24 de janeiro deste ano. Na época, ele tinha necessidade diária de R$ 25 milhões para fechar seu caixa.

Texto Anterior: Bamerindus aumenta capital com seguradora
Próximo Texto: Governo tem US$ 300 mi para casa própria
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.