São Paulo, sexta-feira, 8 de dezembro de 1995
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Supermercados vendem 4% mais

MÁRCIA DE CHIARA
DA REPORTAGEM LOCAL

Os supermercados paulistas fecharam novembro vendendo 3,96% mais do que outubro e 3,63% menos em relação ao mesmo período de 94.
"Esse desempenho é fraco e está abaixo das expectativas", diz Firmino Rodrigues Alves, presidente da Associação Paulista de Supermercados (Apas), entidade que realiza a pesquisa.
Depois da queda de 4,94% no faturamento de outubro na comparação com setembro, a perspectiva era vender entre 5% e 7% mais no mês passado em relação a outubro.
Mas as projeções não se confirmaram, diz Alves, porque o consumidor continuou endividado e sem fôlego financeiro para retomar as compras.
Sondagem preliminar feita pela Apas junto aos supermercados indica que os negócios continuam em baixa no início deste mês, tanto nas lojas do interior quanto nas da capital.
"Em 95, não vamos atingir o crescimento projetado de 9% a 9,5% sobre o ano passado", diz Alves.
As vendas acumuladas de janeiro a novembro deste ano estão 7,12% acima de igual período de 94. Até outubro, o crescimento era de 8,26%.
O fraco desempenho do mercado neste início de mês já está fazendo os supermercadistas reverem para baixo as expectativas de vendas para o Natal.
E mais: o varejo está mais atento para o volume de encomendas de janeiro e fevereiro, meses tradicionalmente fracos.
"Até agora, a expectativa era de faturar neste Natal 5% menos do que no ano passado. Agora a queda pode ser maior do que a esperada."

Texto Anterior: Empresas financiam micros na Comdex
Próximo Texto: Chase e NorChem se unem no país
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.